Nota à Imprensa

 

Cerca de 400 alunos participaram no corta-mato escolar!


Cerca de quatro centenas de alunos participaram no corta-mato escolar, iniciativa que decorreu no dia 13 de novembro, organizada pelo grupo de Educação Física da escola Básica António Feijó. O espaço exterior da escola transformou-se num palco de promoção do atletismo, com uma participação muito significativa de alunos e o envolvimento de toda a comunidade educativa.

Esta iniciativa serviu também para apurar seis alunos de cada categoria para o corta-mato distrital.

Corta Mato

 

Na Escola Básica António Feijó, subiram ao pódio os alunos:

Infantis A feminino: 1 – Matilde Franco Correia (5.º ano, turma 4); 2- Inês cerqueira (5.º4); 3- Matilde Cerqueira (5.º4).

Infantis B feminino: 1- Carolina Martins (7.º 3); 2- Francisca Amorim (6.º H); 3- Francisca Vieira (6.ºA).

Infantis A masculino: 1- Gabriel Arantes (5.º3); 2- Santiago Monteiro (5.º4); 3- Rodrigo Pinto (5.º5).

Infantis B masculino: 1-Rodrigo Matos (7.º2); 2- Tiago Soares (7.º3); 3- Luís Magalhães (7.º2).

Iniciados femininos: 1- Ana Carolina Cerqueira (8.ºF); Cristiana Martins (8.ºA); 3-Margarida Leitão (9.º4).

Iniciados masculinos: 1- Guilherme Leitão (9.º4); 2-Renato Garcia (9.º2); 3- Ivo Antunes (8.ºC).

Juvenis femininos: 1- Rafaela Alves (9.º7).

Juvenis masculinos: 1- Leonardo Muniz (9.º3); João Sousa (9.º2).

Infantis femininos Especiais: 1- Carla Pereira (6.ºE); Carolina Fernandes (5.º4).

Iniciados masculinos Especiais: 1- Bruno Alves (8.ºC); 2- Rui Amorim (9.º7).

Iniciados B masculinos Especiais: 1- Afonso Lima (5.º4).

Juvenis femininos Especiais: Daniela Pereira (9.º3).

 

Corta Mato2

 

Escola Básica de Gandra vence Festival de Jardins das escolinhas


O jardim da autoria da turma do 4.º ano de escolaridade (ano letivo 2016/2017) da escola Básica de Gandra foi o grande vencedor da III Edição do Festival de Jardins das Escolinhas 2017, subordinado ao tema “Jardins das Descobertas”. O vencedor, o jardim n.º 11: “À descoberta de Novas Terras”, fez uma alusão aos tempos das grandes gestas portuguesas além-mar. A turma da professora Fátima Maciel foi uma das 4 do Agrupamento António Feijó que participaram neste importante espaço de promoção da arte dos jardins e do conhecimento.

festival jardins

 

Um Agrupamento com muita ciência!


O Agrupamento António Feijó viu três dos seus projetos apurados para a fase de desenvolvimento do Prémio "Ciência na Escola" da Fundação Ilídio Pinho, na edição 2017/2018, subordinada ao tema "A Ciência na escola ao Serviço do Desenvolvimento e da Humanização", sendo o agrupamento do concelho com maior número de projetos financiados nesta fase do prestigiado prémio que procura desenvolver a cultura científica na escola. Os projetos são os seguintes:

 

2.º Escalão (1.º Ciclo EB) - "Viagem pelo mundo das urtigas", da Escola Básica de Trovela. Passa à fase de desenvolvimento com uma dotação de 300 euros, tendo sido o único projeto deste escalão aprovado no distrito de Viana do Castelo.

 

4.º Escalão (3.º Ciclo EB) - "Levar a Ciência à AAPEL é receber sorrisos em troca!" (professora Sandra Benedita) e "Árvore D(á) Vida". Passam à fase de desenvolvimento com uma dotação de 500 euros cada.

No quarto escalão foram aprovados mais três projetos no distrito de Viana do Castelo, dois dos quais no agrupamento de escolas de Freixo.

Foram apresentados a concurso, um total de 1269 projetos, tendo sido aprovados no distrito de Viana do Castelo um total de 12 projetos. Destes 6 pertencem ao concelho de Ponte de Lima (o mais representado do distrito) e, como já foi referido, três vão ser desenvolvidos no Agrupamento de Escolas António Feijó que se congratula com o trabalho que está a ser desenvolvido nas escolas no campo da ciência experimental.

Ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico, vai já no terceiro ano de implementação o projeto “Ciência na Escola”, no âmbito do qual todos os alunos, do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, beneficiam de tempos de coadjuvação, com professores de Físico-química, para desenvolverem o respetivo programa, no campo da ciência experimental. Este projeto de articulação entre ciclos, tem sido elogiado pela comunidade educativa, pelo seu resultado e pela capacidade de fazer chegar a ciência a todos os alunos que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico.

 

Festa da Ajudaris


 Na sexta-feira, dia 2 de fevereiro, pelas 21h, terá lugar a Festa de lançamento das Histórias AJUDARIS’17, no Auditório Rio Lima. Este será um momento importante para o Agrupamento de Escolas António Feijó pois, na corrente edição, estão representados os sete estabelecimentos de ensino do agrupamento: escolas Básicas de Feitosa, Gandra, Ponte de Lima, Ribeira, Trovela, Rebordões Souto, além da escola sede. A sessão decorrerá no Auditório Rio Lima e, no final, na qualidade de autores, os alunos das turmas envolvidas serão responsáveis por uma sessão de autógrafos das Histórias Ajudaris’17, volume VII.

  

Palestra “O Papel dos Pais na Educação dos Filhos – Pais, acordem enquanto têm tempo”


O grupo disciplinar de Português do 2.º Ciclo, da Escola Básica António Feijó, promoveu no passado dia 19 de janeiro a palestra “O Papel dos Pais na Educação dos Filhos – Pais, acordem enquanto têm tempo”, da orientada pelo psicólogo clínico/coach José Moreira. O evento teve lugar no Auditório Municipal de Ponte de Lima, contando com uma alargada participação de pais e encarregados de educação que, durante cerca de 90 minutos, refletiram sobre o papel dos pais na educação dos filhos.

 

Este momento formativo e reflexivo insere-se na estratégia do Agrupamento de escolas António Feijó, de promover ações de interesse geral, abertas à comunidade, complementando desta forma o seu papel de entidade formadora.

 

No primeiro período letivo, a Equipa PES do Agrupamento António Feijó, em colaboração com a UCC Saúde + Perto, organizaram uma tertúlia subordinada ao tema “Higiene do Sono – Importância do sono na vida escolar das crianças e jovens”, com a participação do conhecido e reconhecido médico pediatra Dr. Hugo Rodrigues que ajudou os presentes a refletirem sobre a importância do sono na vida escolar das crianças de jovens.

Em novembro, no Auditório Municipal, o psicólogo clínico Dr. José Moreira já tinha abordado a temática “Dinâmicas da Neurociência para o Ensino”.

 

IMG 20180119 194153