Orçamento participativo – votação

Como alunos do Clube de Ciências, no âmbito do projeto “Orçamento Participativo”, pretendemos que a Ciência no Agrupamento António Feijó saia do espaço “laboratório” no sentido de promover mais atividades científicas ao ar livre. Queremos criar/melhorar condições para estudar cientificamente o nosso charco e a nossa horta pedagógica, nomeadamente analisar a qualidade da água, o estado da biodiversidade, a qualidade do solo e, simultaneamente, projetamos desenvolver mais ciência ao ar livre.

Para isso, pretendemos adquirir um kit de análises de água, um conjunto de 2 mesas de exterior (tipo piquenique) com pérgula e uma licença para usar uma ferramenta digital (por exemplo o Kahoot) para aprendermos de forma lúdica. Com a nossa proposta pretendemos que o Clube de Ciências tenha melhores condições para fazer ciência fora de portas! Suponham que o vosso professor de Ciências ou Físico-Químicas, ou de qualquer outra área disciplinar, decida fazer uma aula neste espaço, uma aula de campo que, para além de “ajudar a aprender”, também se torna divertida…já imaginaram que estaríamos a criar/rentabilizar as condições no espaço exterior da escola? Mas não só! Desta forma também se criam condições para que se torne possível às restantes escolas do Agrupamento usufruir deste espaço! Promovendo uma articulação efetiva entre níveis de escolaridade, alunos de qualquer escola do 1º ciclo podem facilmente desenvolver uma aula de Estudo do Meio bem diferente do habitual, ou ainda proporcionar atividades de ocupação de tempos livres. Não seria maravilhoso? Além disso, será um “espaço” de cidadania e respeito pelo ambiente em que todos poderemos admirar o nosso charco, apreciar o “desenvolver” da nossa horta…

Com o kit de análise de água pretendemos analisar, com algum rigor, quer a qualidade da água no charco quer a água da nossa escola, para além de ser possível analisar a água do rio que banha a nossa conhecida Vila! Tudo isto certamente que permitirá desenvolver, ainda mais, o nosso gosto pela ciência, desenvolver/promover projetos novos e ou torná-los mais enriquecidos!

Em suma, pretendemos estudar a importância da biodiversidade e da promoção de uma boa qualidade do ambiente para que a biodiversidade se possa manter, com melhores condições, que podem ser propiciadas pelos materiais/ferramentas que descrevemos e que ambicionamos obter a partir deste Orçamento Participativo.