Prolongamento de Horários e AEC's

(Página em atualização)

Pré-Escolar

Componente de Apoio à Família / Prolongamento de Horário

As atividades de animação e de apoio à família são da responsabilidade dos órgãos competentes do Agrupamento / Instituição em articulação com o Município, envolvendo obrigatoriamente os educadores responsáveis pelo grupo e tendo em conta as necessidades das famílias.

A supervisão pedagógica e acompanhamento da execução das atividades de animação e de apoio à família são da competência dos educadores responsáveis pelo grupo. Esta supervisão é realizada após as cinco horas letivas diárias, no âmbito da componente não letiva de estabelecimento.

As atividades de apoio á família integram todos os períodos que estejam para além das 25 horas letivas e que, de acordo com a lei, sejam definidos com os pais no início do ano letivo. Temos assim, as entradas, as refeições, os tempos após as atividades pedagógicas e os períodos de interrupção letiva.

Todos os Jardins de Infância do Agrupamento oferecem esta componente com exceção do Jardim de Infância de Rebordões Santa Maria.

1º ciclo

Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC's)

Entende-se por AEC a atividade que se desenvolve para além do horário curricular e que incide nos domínios artístico, científico, desportivo, tecnológico e das tecnologias de informação. As AEC's regem-se pelo Despacho n.º 14460/2008, de 26 de maio, com as alterações introduzidas pelo Despacho 8683/2011 de 28 de junho.

A entidade promotora das AEC's no Agrupamento é a Câmara Municipal de Ponte de Lima, com quem foi celebrado um Acordo de Colaboração que estipula as obrigações de ambas as entidades. São entidades parceiras da Autarquia, a Associação Luso Britânica de Ponte de Lima, a Academia de Música Fernandes Fão, a Escola Desportiva Limiana e a Associação Cultural Unhas do Diabo.

As AEC's em funcionamento no Agrupamento são:

• Ensino da Música
  • Ensino do Inglês
  • Atividade Física e Desportiva
  • Artes Plásticas
  • Apoio ao Estudo,(não comparticipada e da responsabilidade do Agrupamento)

ver Regimento Interno das AEC's