quinta-feira, dezembro 12, 2019
Siga-nos

Clubes

Clubes

IMG 20191119 154011Comemora-se hoje no Agrupamento de escolas António Feijó, o Dia Mundial da Ciência, com diversas atividades promovidas pelo Clube Ciência Viva.
No dia de hoje é apresentado o blogue do Clube Ciência Viva, que pode ser visitado em https://clubedecienciasagvaf.blogspot.com/, estando duas turmas da Escola Básica António Feijó envolvidas em ações que decorrerão no Laboratório do Centro Educativo das Lagoas. Durante a semana, têm sido promovidas atividades com os alunos mais jovens do agrupamento, com visitas ao espaço do Clube Ciência Viva e com atividades realizadas em Jardins de Infância do agrupamento. Na próxima semana, as ações no âmbito da ciência têm continuidade com a visita a um Planetário instalado na Escola Básica António Feijó, numa parceria com o Município de Ponte de Lima, através do projeto Scholl4All e a Resulima.
O Dia Mundial da Ciência tem o seu lugar na agenda mundial a 24 de novembro. O objetivo do Dia Mundial da Ciência é enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, assim como destacar grandes nomes da ciência, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.
Em novembro celebra-se ainda o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento promovida pela UNESCO.

Clubes

Eslovenia 2Encontro ERASMUS+ na Eslovénia – Escola (Osnovna Sola SLADKI VRH)
Projeto – “HEALTHY EUROPEAN STUDENT “ - “ JOVEM EUROPEU SAUDÁVEL”
Entre 14 e 18 de outubro a Escola Básica António Feijó esteve presente em Maribor, na Eslovénia, país Coordenador do projeto, no âmbito do primeiro encontro de professores dos países parceiros (Eslováquia, Letónia e Roménia). Neste encontro estiveram presentes três docentes de cada país.
A nossa representação esteve a cargo da Dinamizadora do projeto, Professora Fátima Ferraz, Rui Carvalho e Bernardete Alves. Este encontro visou a coordenação das atividades a serem implementadas e desenvolvidas durante o projeto, que tem 2 anos de duração (2019–2021), reorganizar o calendário das mobilidades, planear as atividades, processos de dinamização e avaliação das atividades por cada parceiro, durante o período em que irá decorrer o projeto.
Foi uma semana intensa de atividades na escola de Maribor, desde o conhecimento da escola e o seu funcionamento, bem como a sua envolvência com a região em termos sociais, económicos, gastronómico e desportivo.
Durante o encontro, foram partilhas boas práticas das diferentes escolas e dado a conhecer um pouco de cada país/região envolvidos.
O calendário das mobilidades é o seguinte:
Letónia - 2 a 6 de março de 2020
Eslováquia - 21 a 25 de abril de 2020
Portugal - 19 a 23 de outubro de 2020.
Roménia - março de 2021
Eslovénia - maio de 2021.

Clubes

DELF

No mundo de hoje, aprender uma língua estrangeira significa adquirir uma riqueza suplementar e descortinar novos horizontes, pessoais e profissionais.
O Clube DELF surge para oferecer um apoio individualizado aos alunos do ensino básico (3ºciclo) interessados em obter o diploma oficial dispensado pelo Ministério Francês da Educação Nacional que certifica as competências em francês dos candidatos estrangeiros, nos domínios da compreensão oral, produção oral, compreensão escrita e produção escrita.
Os exames DELF surgem, internacionalmente, para, por um lado, dar resposta à necessidade crescente sentida pelos alunos e Encarregados de Educação de validar os conhecimentos apreendidos e, por outro lado, harmonizar os processos de ensino/aprendizagem da língua francesa e proceder a uma avaliação reflexiva dos mesmos, para contribuir para a melhoria da qualidade do ensino.
Assumindo-se como um instrumento de avaliação externa, o exame DELF atende às normas internacionais de conceção de provas e está em harmonia com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), sendo regidos pela autoridade da Comissão Nacional do DELF, cuja sede se encontra no CIEP, em França.
Com a dinamização do clube DELF, os candidatos ao exame DELF poderão:
- consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas de francês;
- melhorar os resultados escolares, investindo na sua formação pessoal e académica;
- obter um diploma que se apresenta como uma mais-valia para o enriquecimento do Curriculum Vitae e uma vantagem para facilitar a integração dos alunos no sistema educativo francês, caso pretendam ou necessitem de prosseguir estudos fora do país.
A implementação do projeto visa, ainda, desenvolver um trabalho profícuo, no sentido de:
- divulgar as iniciativas de promoção do ensino da Língua Francesa no Agrupamento de Escolas Vertical António Feijó;
- participar, de forma ativa, em projetos internacionais, conferindo ao Agrupamento uma imagem de relevo, modernidade e dinamismo, quer a nível distrital, quer a nível nacional;
- promover e facilitar a cooperação entre instituições de ensino (Agrupamento <-> Alliance Française/Escola Secundária Santa Maria Maior, centro de exame DELF do distrito de Viana do Castelo.
A dinamização do Clube é da responsabilidade de todos os docentes de francês que pretendam preparar os respetivos alunos para o exame DELF.

Clubes

IMG 20191030 102723Decorreu no dia 30 de outubro na escola Básica António Feijó, uma ação de sensibilização sobre Cibersegurança para os alunos dos 7º e 8º anos. Realizou-se no âmbito do mês Europeu de Cibersegurança em colaboração com o Centro Nacional de Cibersegurança - CNCS e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD. Foi uma ação preventiva que visou essencialmente alertar os presentes para os cuidados a ter no ciberespaço. O ciberespaço proporciona-nos ambientes diversificados para realizar uma panóplia de atividades nos diversos campos da atividade humana. Se por um lado estreita distâncias e ligações e acrescenta oportunidades, por outro lado cria cenários vulneráveis pois os ciberutilizadores esquecem muitas vezes que não estão “sozinhos”. Esta é a “máxima” que todos, adultos e crianças, devem ter presentes quando estão online.

Clubes

1O Ateliê do SER já entrou em funcionamento, com sessões de mindfulness para os alunos da escola António Feijó! Nestas sessões, os alunos treinam o seu “músculo da atenção”: ouvir um som até ao fim, prestar atenção às sensações do corpo ou reparar como se estão a sentir no momento presente. Ao longo das sessões, estas práticas vão sendo interiorizadas e integradas no dia-a-dia das crianças, dando-lhes uma maior consciência do seu foco, dos seus padrões de pensamento e uma maior presença nas situações que vivem “no agora”. São cada vez mais os estudos que mostram que a prática do mindfulness traz enormes benefícios para a saúde mental, física e social e, como é de pequenino que se torce o pepino, nada como começar com os mais jovens da nossa escola! De entre os vários benefícios da prática desta técnica podem destacar-se a redução dos níveis de stresse e o desenvolvimento da capacidade de regulação emocional. O mindfulness trabalha também valores como a generosidade e a gratidão. Estudos revelam que este tipo de práticas contribuem para o bem-estar e felicidade da pessoa, bem como para o daqueles que a rodeiam. São, sem dúvida, ingredientes indispensáveis para pessoas mais empáticas, presentes e cooperantes.
As sessões são dinamizadas na escola em 4 horários diferentes, onde estão presentes entre 8 a 12 crianças em cada grupo.

Entrar ou Registar-se