sábado, janeiro 18, 2020
Siga-nos

Projetos

Projetos

PHOTO 2019 12 18 00 05 15 3Durante o 1.º período letivo, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e sob a responsabilidade da professora Gorete Moreira, os alunos das oito turmas do 8.º ano da Escola Básica António Feijó (EB António Feijó) desenvolveram o projeto denominado “Somos o que comemos”, procurando alertar para a importância de uma alimentação saudável, preservando o património.
Na aula de História, fizeram o estudo dos produtos vindos para a Europa durante a época dos Descobrimentos. Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e TIC pesquisaram informação sobre vários produtos, como a canela, o cravinho, o arroz, o açúcar, a pimenta, entre outros, destacando o seu local de origem, os usos e benefícios para a saúde humana. Em colaboração com os Encarregados de Educação efetuaram a recolha de receitas onde os produtos estudados estavam presentes.
Porém, o projeto foi mais longe. A fim de proporcionar aos alunos novos contextos de aprendizagem, foi estabelecida uma parceria entre a EB António Feijó e a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima (EPADRPL), com vista a promover o projeto entre ambas as escolas.
Assim, entres os dias 9 e 17 de dezembro, os alunos do 8.º ano, acompanhados pelas professoras Gorete Moreira, Manuela Gomes, Anabela Matias, Manuela Gonçalves, Paula Nogueira e Odete Leitão, deslocaram-se à EPADRPL para porem, finalmente, “as mãos na massa”.
Durante cinco dias, em plena cozinha pedagógica da EPADRPL, sob a supervisão dos professores de Cozinha/Pastelaria, João Paulo Fernandes e Manuel Barbosa, e rigorosamente orientados pelos “chefs” do 2.º FC e do 3.º FC do Curso Profissional Técnico de Cozinha/Pastelaria, os alunos da EB António Feijó tomaram parte na preparação, confeção e, sobretudo, na degustação de receitas como o arroz-doce, os coscorões de laranja, os queques de cenoura, os sonhos simples, os sonhos de abóbora e os deliciosos bolinhos de abóbora.
Tendo elucidado os alunos sobre os malefícios do consumo excessivo do açúcar, o professor João Paulo Fernandes sublinhou: “É de extrema importância confecionar as receitas tradicionais, conservando o tesouro dos nossos antepassados; mas é igualmente importante reduzir, sempre que possível, a quantidade de açúcar que utilizamos”.
Ao fim dos cinco dias desta atividade multidisciplinar e de parceria entre ambas as escolas, todos manifestaram o mesmo desejo: “Temos de manter esta colaboração, fazendo mais atividades conjuntas e concretizando a relação teoria-prática!”

Projetos

IMG 20200107 110823Decorreu no dia 7 de janeiro, no auditório da Escola Básica António Feijó um seminário, orientado  por biólogas da Casa da Ciência de Braga, com o objetivo de dar início às ações de monitorização do Rio Lima, integradas nas atividades do Clube Ciência Viva da Agrupamento António Feijó, implementadas na sequência de uma candidatura ao POCH.

Nesta primeira sessão, foram dados a conhecer elementos relevantes do projeto, designadamente as ações que o compõem e a respetiva calendarização. A oportunidade foi ainda aproveitada para ser apresentado, sumariamente, o objeto de estudo: Rio Lima.

As ações de monitorização decorrem durante o ano letivo.

Projetos

IMG 20191205 122747No dia 5 de dezembro decorreu na Escola Básica António Feijó uma palestra, subordinada ao tema HIV/Sida, orientada pelos aluno0s da Escola de Enfermagem Juliana Costa e Marta Feio.

Numa organização conjunta do PES e da Àrea da Saúde da Saúde Escolar, em que o público-alvo foram os alunos do 9.º ano de escolaridade, a atividade assinalou o Dia Mundial da Luta Contra a Sida, no âmbito da qual foi ainda promovida uma exposição de marcadores que está patente no átrio do Bloco Administrativo.

Projetos

IMG 20191211 103023Durante a corrente semana, as turmas do 4.º ano de escolaridade das Escolas Básicas de Gandra, Ribeira, rebordões-Souto e Trovela visitaram os laboratórios da Escola Básica António Feijó para participarem no projeto "Ensinar Ciências", que visa promover a cultura científica dos alunos, através da participação em várias experiências de cariz científico.

Durante cerca de uma hora, os alunos finalistas das escolas básicas foram parte ativa em experiências das áreas da físico-química e das ciências naturais, beneficiando dos equipamentos e infraestruturas dos laboratórios.

Projetos

IMG 20191128 104059No âmbito das atividades de informação e promoção da saúde, levadas a cabo pelo PES - Projeto de Promoção e Educação para a Saúde, decorreu na Escola Básica António feijó uma palestra subordinada ao tema "Doenças Sexualmente Transmissíveis", orientada por alunas da escola Superior de Enfermagem do IPVC.

Entrar ou Registar-se