quinta-feira, dezembro 12, 2019

Biblioteca

IMG 20191210 101424Decorreu no dia 10 de dezembro, na Biblioteca da Escola Básica António Feijó, o "Marché de Nöel", trazendo para a escola as tradições dos mercados de Natal, muito enraízada em muitos países europeus. As iguarias foram muitas, desde os bolos aos crépes, sempre com um serviço de qualidade a cargo dos alunos das turmas envolvidas.

Esta atividade insere-se no programa de atividades de Natal, em curso no Agrupamento António Feijó.

Natal2

Já cheira a Natal na Biblioteca escolar da Escola Básica António Feijó, com a dinamização de diversas atividades alusivas a este importante momento do ano.

Em novembro, arrancaram diversas ações, designadamente a "Mostra Literária", com títulos alusivos ao Natal, e, no âmbito da Biblioteca à La Carte, "O Natal dos Livros". O passatempo "Onde Mora O Natal" está no terreno desde 20 de novembro.

Dinamizado pelo Grupo de Francês, decorre no dia 10 de dezembro o "Marché de Noël". Dois dias depois, a 12 de novembro, a biblioteca terá a visita da escritora Teresa Macedo, que apresentará a sua obra "Fragmentos de Natal".

Motivos de interesse e muita anuimação não faltam, justificando uma visita à Biblioteca!

Biblioteca

IMG 20191121 113021Na sexta-feira, dia 22 de novembro, pelas 21h00,no auditório Rio Lima, terá lugar a Festa de lançamento das "Histórias AJUDARIS’19" onde, além da apresentação da obra que integra cinco textos elaborados por turmas de cinco escolas do Agrupamento António Feijó, também incluirá a atuação de diversas turmas, num espaço de promoção da leitura, da escrita e da criatividade.

O tema definido para o ano 2019 foi "A SUSTENTABILIDADE". As histórias dos alunos das escolas básicas de Trovela, Feitosa, Ponte de Lima, Ribeira e António Feijó integram o Volume II, destinado aos distritos de Viana do castelo, Braga, Vila Real e Bragança. Do nosso distrito foram publicadas 16 histórias, das quais 7 são oriundas do concelho de Ponte de Lima, entre as quais as cinco do Agrupamento António Feijó, onde a educação literária assume uma importância central e orientadora de todo o processo educativo, baseada no trabalho das Bibliotecas Escolares em estreita colaboração com os docentes.
Os livros encontram-se à venda no estabelecimentos do agrupamento, revertendo a sua venda, integralmente, a favor das causas apoiadas pela Ajudaris (mais informações em www.ajudaris.org).Ajudaris

Biblioteca

IMG 20191122 212813Os jovens autores das escolas básicas António Feijó, Feitosa, Ponte de Lima, Ribeira e Trovela apresentaram publicamente, na sexta-feira 22 de novembro, os textos que integraram o Tomo 11 do projeto da Ajudaris, iniciativa na qual as escolas do agrupamento se envolvem ativamente há vários anos.

Os alunos apresentaram, perante a Presidente da Associação Ajudaris, do Vereador da Educação do Município de Ponte de Lima, do Diretor do Agrupamento e muitos pais, docentes e alunos, peças de teatro e apresentaram os diversos textos que integraram o tomo dedicado aos distritos de Viana do castelo, Braga, Vila real e Bragança, entre os quais os cinco textos oriundos do agrupamento António Feijó.

Foi mais uma noite de festa e de grande sensibilidade literária e ambiental, bem esxpressa no tema trabalhado que, atualmente, inquieta a nossa sensibilidade: a sustentabilidade.

Biblioteca

72920943 10206823206975679 2659126866996101120 n 1As comemorações do Mês internacional das Bibliotecas Escolares constituíram um grande momento de divulgação e promoção da leitura, num mês intenso do qual sobressai o envolvimento de TODOS.
Ao longo do mês foram postos em marcha os diferentes projetos / programas em curso no Agrupamento de escolas António Feijó: leitura orientada, leitura gratuita, leitura em articulação com a família, voluntários da leitura, e recebemos as visitas de uma delegação congénere colombiana e da escritora Isabel Zambujal (EPE e 1º CEB ), um dos pontos altos das comemorações MIBE. Na escola sede, foram levadas a efeito outras ações, designadamente formação de utilizadores para todos os alunos do 5.º ano e respetivos Diretores de Turma, formação para os docentes com horário na Biblioteca Escolar, e foi iniciado o programa deste ano letivo da "Biblioteca à la Carte", com a oficina de escrita "Casas de Provérbios".
Acreditamos que é com o envolvimento de todos que encontramos um verdadeiro sentido para a nossa missão enquanto escola. A dedicação e empenho de todos foram inexcedíveis, tendo contribuído para o sucesso das atividades e para que o nome do nosso agrupamento continue associado ao que de melhor se faz no país, no que às boas práticas diz respeito. Parabéns a todos!