Caracterização

logo1

QZP: 16 (Viana do Castelo)

Concelho: 1607 (Ponte de Lima)

Código do Agrupamento: 152651

 

O Agrupamento Vertical de Escolas de António Feijó foi constituído no ano letivo de 2003.2004, situando-se a escola sede na vila de Ponte de Lima. A sua área de intervenção pedagógica estende-se pela margem esquerda do rio Lima cobrindo um total de 16 freguesias: Anais, Arca, Beiral do Lima, Boalhosa, Feitosa, Fornelos, Gemieira, Gondufe, Ponte de Lima, Queijada, Rebordões Souto, Rebordões Santa Maria, Ribeira, S. Martinho da Gandra, Santa Cruz do Lima e Serdedelo.

No Agrupamento estão incluídos diferentes níveis de ensino desde a Educação Pré-Escolar até ao 3º Ciclo. Houve reorganização do parque escolar e as crianças/alunos que frequentavam os estabelecimentos de ensino mais isolados foram deslocados para os Centros Educativos mais próximos da sua residência.

Integram o Agrupamento os Centros Educativos da Feitosa, Trovela, Ribeira e Gandra, com a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo, dispondo de espaços para a prática das áreas de Educação Física, animação da Leitura (Biblioteca), parque infantil, cantinas com refeitório e salas destinadas às reuniões de trabalho dos docentes, bem como as Escolas EB1 de Ponte de Lima e Rebordões Souto e os Jardins-de-Infância de Serdedelo, Rebordões Santa Maria e Rebordões Souto.

Na sede do concelho situa-se a Escola sede do Agrupamento, denominada Escola Básica 2,3.

Todos os estabelecimentos de ensino, com excepção dos Jardins-de-infância de Ponte de Lima, Serdedelo e Rebordões S. Maria, dispõem de um espaço próprio para a Biblioteca Escolar que disponibiliza aos seus utilizadores, livros, CD’s, DVD’s e outros recursos para aprendizagem. Os Jardins-de-Infância acima referidos, apesar de não usufruírem de espaço de Biblioteca também são apoiados pela Rede Nacional de Bibliotecas e contam com professores bibliotecários do Agrupamento destacados para dinamizar as atividades. Todas as escolas do Agrupamento contam ainda com a colaboração da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

As atividades de enriquecimento curricular no 1º Ciclo têm como entidade promotora o Município de Ponte de Lima, que estabeleceu parcerias com o Instituto Britânico, a Academia de Música, a Associação Unhas do Diabo e a Escola Desportiva Limiana. A Componente de Apoio à Família/Prolongamento de Horário desenvolve-se nos Jardins-de-Infância com o apoio da Câmara Municipal e das Associações de Pais/Encarregados de Educação.

O Município disponibiliza a Piscina Municipal para que os alunos do 4º ano aí possam iniciar a prática de atividades no meio aquático.