Educação Especial e Apoios Educativos

Educação Especial

O grupo de Educação Especial é composto por 6 professores especializados, e pertence ao Departamento de Expressões. A coordenadora do grupo representa o mesmo nas reuniões do Conselho Pedagógico.

Contactos

 

Todos os alunos considerados elegíveis no âmbito da Educação Especial beneficiam de apoio de docente desta área. 

Para os alunos que frequentam os estudos ao abrigo do artº 21º do D.L. 3/2008, existe na escola sede do Agrupamento uma sala de Recursos denominada Sala ACEI (Sala de Apoio aos Currículos Específicos Individuais), onde são desenvolvidas diferentes atividades de cariz artístico e expressivo, nomeadamente as áreas de expressão, dinamizando ateliers de música, pintura, desenho, modelação em barro, reciclagem, artesanato (tecelagem, trabalhos em madeira), etc., onde, para além das docentes de Educação Especial, colaboram também docentes de outras áreas.

Nos Programas Educativos Individuais de alguns alunos com Currículo Específico Individual constam os Planos Individuais de Transição (PIT), tal como é definido no atual diploma relativo à Educação Especial (Decreto Lei nº3/2008, de 7de Janeiro, no seu artigo 14º). Os Planos de Transição dizem respeito às actividades que visam preparar os alunos para a obtenção de experiências e contactos com o mundo do trabalho, ainda durante a frequência da escola, visando prepará-los para a vida activa. Nessa sequência, são estabelecidos Protocolos de Colaboração com várias Empresas/Entidades locais que aceitam cooperar e acompanhar alunos desta escola.

De assinalar a boa articulação entre o grupo disciplinar de Educação Especial e a psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento, cujo trabalho tem decorrido de forma colaborativa e tem sido primordial, principalmente na avaliação de alunos referenciados.

Na Escola Basica de Ponte de Lima  funciona uma Unidade de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita (UAEM), que presta resposta a alunos que manifestam essas problemáticas. Na UAEM encontram-se colocadas duas docentes de educação especial e duas assistentes operacionais. Os alunos da Unidade beneficiam de apoio e acompanhamento nas valências de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala, prestado por técnicas da APPACDM, no âmbito de Protocolo/Panos de ação CRI (Centro de Recursos para a Inclusão).

 

Equipa

  • Alcinda Faria (coordenadora);
  • Augusta Viana;
  • Isabel Pedra;
  • Manuela Marques;
  • Rosa Varajão
  • Paula Lima.