segunda-feira, setembro 20, 2021
Follow Us

despertar

Jornal Despertar

As turmas 8.º B e 8.º C levaram a cabo um projeto interdisciplinar denominado "BI da Fauna e Flora da Escola", através do qual foi efetuado o levantamento das espécies vegetais existentes no espeço da escola Básica António Feijó. No final elaboraram um vídeo, que dão agora a conhecer à comunidade.

https://view.genial.ly/6049ec5b6b43db0db4e4cfc7/interactive-image-proj-interdisciplinar-8ob

https://view.genial.ly/604920976b43db0db4e4c449/interactive-image-proj-interdisciplinar-8oc

As turmas 7.º B e 7.º C levaram a cabo um projeto interdisciplinar denominado "Das Uvas se faz vinho", que culminou com a execução de um mural na escola Básica António Feijó. No final elaboraram um vídeo, que dão agora a conhecer à comunidade.

https://view.genial.ly/60ae858913a27d0d56108263/interactive-image-7ob-proj-interdisciplinar-7ob

https://view.genial.ly/6049f630c687690d21d66a0e/interactive-image-7oc-proj-interdisciplinar-7o-c

Mais um bom exemplo do trabalho dos jovens artistas da escola Básica António Feijó, cujas obras estão expostas no espaço comum do Bloco Administrativo.

A última semana de aulas na Escola Básica António Feijó foi de aprendizagem ativa, porque também aprendemos quando nos divertimos. Nos dias 5, 7 e 8 de julho, os alunos do 5º A, 5º C, 5º D e 5º I tiveram a aula de História e Geografia de Portugal no exterior da escola. Foram conhecer o centro histórico da sua bela Vila de Ponte de Lima, vila cheia de história, não fosse Ponte de Lima, vila mais antiga que Portugal.
Durante esta aula, os alunos puderam conhecer o património histórico local, reconhecer e identificar os símbolos de autonomia do concelho e identificar características do estilo românico, gótico e manuelino, conteúdos aprendidos nas aulas ao longo do ano letivo; além disso, nesta aula, as professoras Célia Carvalho e Gorete Moreira procuraram sensibilizar os alunos para a importância da preservação do património histórico e proporcionar momentos de aprendizagem ativa.

Os alunos da Escola Básica António Feijó continuam a dar mostras das suas qualidades artísticas, expondo os seus trabalhos no átrio do Bloco Administrativo.

No âmbito do projeto interdisciplinar dinamizado ao longo do ano com as turmas B e C do 8º ano da nossa escola, foi abordado o tema aglutinador - Fauna e Flora da Escola. Alunos e professores conquistaram muitas descobertas no espaço verde da escola sobre o tema. Aqui deixo algumas dessas pesquisas: existe um coberto vegetal com uma flora muito variada, desde o estrato herbáceo, passando pelo arbustivo e o arbóreo que para além de embelezar todo uma vasta área do recinto escolar, permite uma renovação do ar através da fotossíntese realizada e também contribui com uma riqueza em espécies de árvores de frutos (18). Relativamente à flora, podemos também observar uma horta pedagógica, jardim de ervas aromáticas, charco com espécies típicas deste habitat e muitas floreiras oferecidas por alunos. A fauna encontrada no solo, ar e na água do charco contribuem para um maior embelezamento do espaço. Para proporcionar a nidificação os alunos construíram ninhos e distribuíram pelas diferentes árvores.
Agradecemos o trabalho colaborativo dos dois Conselhos de Turma e da Direção.

As crianças da sala R2 do JI aprenderam mais sobre a vida das abelhas.
Na impossibilidade de realizar visitas tão necessárias à aprendizagem da criança, fazem-se visitas virtuais e pesquisas diversas. Partindo do interesse do grupo nos pequenos animais do espaço exterior, têm sido realizadas diversas atividades sobre insetos.
Surgiu o mini-projeto sobre as abelhas, a sua forma de vida e a sua colmeia. Aprenderam palavras novas e o seu significado: pólen, néctar, polinização.

As crianças da Educação Pré-Escolar da Escola Básica de Gandra continuam a cuidar a sua horta com muito carinho. Ainda não conseguiram colher o fruto do seu trabalho, mas está para muito breve a primeira colheita!

Entrar ou Registar-se