quinta-feira, novembro 26, 2020
Siga-nos

despertar

Jornal Despertar

A Escola Básica António Feijó, sede do agrupamento com o mesmo nome, está mais uma vez a dinamizar junto da comunidade educativa a recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas, participando no esforço coletivo de recolha de resíduos, com vista ao seu reaproveitamento. Desta forma, até ao dia 30 de junho de 2021, podem ser entregues na escola ou em qualquer estabelecimento do agrupamento, equipamentos elétricos, lâmpadas e pilhas usadas.

O Escola Electrão é um projeto do Electrão que tem por objetivo sensibilizar e envolver alunos, professores, assistentes operacionais e toda a comunidade educativa no esforço de reciclagem, com a recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas.

Este é mais um contributo do Agrupamento de Escolas António Feijó para a sustentabilidade ambiental, integrando os projetos Ecovalor, escola Eletrão e Academia Ponto Verde, dos quais também já demos conta neste espaço. A Escola Básica António Feijó foi, no ano letivo anterior, contemplada com a Bandeira Verde da ABAE.

Os alunos do 6º D, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito do tema Saúde - Alimentação Saudável, desenvolveram a atividade " A Quantidade de Sal e Açúcar que comemos" que consistia em mostrar a toda a Comunidade Escolar a quantidade de sal e açúcar que alguns alimentos têm quando os consumimos. O resultado do trabalho, coordenado pela professora de Educação para a Cidadania, foi afixado no bloco social da escola.

Apesar dos constrangimentos da pandemia, o S. Martinho foi assinalado nas escolas do Agrupamento António Feijó. Castanhas e muitas atividades marcaram uma data incontornável da vida escolar.

Na Escola Básica de Ponte de Lima foram distribuídas, em cada uma das salas, as castanhas em dia de Magusto. Já na escola Básica da Feitosa, a Turma F3A fez um trabalho de pesquisa sobre proverbios alusivos à data. Este foi o resultado:

O Agrupamento de escolas António Feijó, através da Equipa PES, aderiu á Campanha ECOVALOR, uma iniciativa do Município de Ponte de Lima, em parceria com a Resulima. Trata-se de uma iniciativa que visa a sensibilização e educação ambiental junto da comunidade escolar e que tem como objetivo assegurar uma maior e mais informada participação da população, sensibilizando-a para a importância e necessidade da correta separação dos resíduos. As escolas foram convidadas a aderir ao Programa Ecovalor que pressupõe a entrega de sacos e o correto acondicionamento dos resíduos de plástico/metal, que são, posteriormente, recolhidos pela Resulima. Também os resíduos de papel/cartão podem ser separados e recolhidos pela Resulima para valorização.

A campanha prevê diversos prémios de participação para todas as escolas, conforme o Regulamento do programa.

A escola Básica António Feijó aderiu ao "Concurso Academia Ponto Verde", uma iniciativa que visa promover a separação de embalagens, contribuindo para uma sociedade mais sustentável e amiga do ambiente.

O empenho dos alunos será determinante para que, a comunidade em geral, seja sensibilizada para aumentar os números da reciclagem!

A Escola Básica da Gandra não deixou de comemorar o Dia de S. Martinho, o padroeiro da freguesia, realizando vários trabalhos alusivos à época festiva, que decoraram e alegraram a escola. 

Respeitando as regras impostas, conseguiu-se realizar um trabalho de colaboração e articulação entre todas as turmas.

Como forma de terminar o dia, realizou-se o “magusto”, em grupo-turma, onde se divertiram, não esquecendo as tradições.

Quatro projetos do Agrupamento de Escolas António Feijó foram distinguidos com o selo "Escola Amiga da Criança", uma iniciativa da Confederação de Associações de Pais (CONFAP), da Editora Leya e do psicólogo Eduardo Sá, que distingue as escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar.

Os projetos distinguidos foram os seguintes:

Escola Básica de Rebordões-Souto: Educação Literária na Família (ELF)

Escola Básica António Feijó: Atelier do Ser; Concurso de Vasos Floridos Feijó; Fiquem em casa e re(descubram) o prazer de ler juntos.

Apesar do ano letivo anterior ter sido fortemente marcado e condicionado pela Pandemia COVID-19, a criatividade e resiliência foram determinantes para levar em frente atividades e projetos de referência.

No concelho de Ponte de Lima foram distinguidos 7 projetos, 4 dos quais no Agrupamento António Feijó.

No âmbito das comemorações do Dia do Animal, a Escola Básica de Ponte de Lima organizou, junto da comunidade educativa, uma campanha de recolha de alimentos para cães e gatos. O produto desta recolha reverte integralmente para a Associaçã Limiana dos Amigos dos Animais de Rua (ALAAR).

A colaboração e empenho dos alunos e respetivas famílias foi muito significativa.

Entrar ou Registar-se