quarta-feira, setembro 22, 2021
Follow Us

despertar

TEXTO LITERÁRIO (PARTINDO DO POEMA “A BORBOLETA” DE MATILDE ROSA ARAÚJO

Para contextualizar, na "Semana da Leitura", partindo de um texto de Matilde Rosa Araújo, começamos a construir uma história inédita, que passava de turma em turma, até ser concluída a história. Após finalizar, partimos para a ilustração, seguindo o mesmo processo.

 

PARTILHA DE GRUPOS/TURMAS EB RIBEIRA

 

ERA UMA VEZ UMA MENINA CHAMADA CLARINHA. ESTAVA TÃO CHEINHA DE CALOR.

FOI PASSEAR NA FLORESTA E ENCONTROU UMA BORBOLETA COLORIDA COMO UM ARCO-ÍRIS…

GRUPO JI R2

 

QUANDO A BORBOLETA VOAVA E POUSAVA EM ALGUMA COISA, ELA FICAVA COM UMA DAS CORES DO ARCO-ÍRIS. QUANDO ELA SE APERCEBEU, QUIS COLORIR TODA A FLORESTA E TORNÁ-LA PRIMAVERIL...

TURMA R/2A

 

A BORBOLETA, POUSANDO DE FLOR EM FLOR, FOI COLORINDO TODA A FLORESTA. DE CONTENTES, OS ANIMAIS SAÍRAM DAS SUAS TOCAS E PUSERAM-SE A ADMIRAR, MARAVILHADOS, AQUELE ESPETÁCULO PRIMAVERIL…

TURMA R/4A

 

A CLARINHA CORREU ATRÁS DA BORBOLETA, PORQUE ELA QUERIA FICAR COLORIDA COMO A FLORESTA. OS ANIMAIS TAMBÉM QUERIAM FICAR COLORIDOS E FORAM FALAR COM A BORBOLETA…

TURMA R/1ª

 

DECIDIRAM IR À SUA PROCURA DIVIDIDOS EM PEQUENOS GRUPOS. AS AVES VOARAM PELA FLORESTA, OS PEIXES ATRAVÉS DA CORRENTE DO RIO E OS RESTANTES ANIMAIS FORAM PELOS CAMINHOS DA FLORESTA.

AS AVES ENCONTRARAM A BORBOLETA COLORIDA E FORAM AVISAR TODOS OS ANIMAIS. TODOS SE REUNIRAM NO CAMPO DAS FLORES DE VÁRIAS CORES E PERFUMES, ONDE ESTAVA A BORBOLETA.ELA OUVIU O PEDIDO DOS ANIMAIS E DISSE-LHES:

- MEUS QUERIDOS ANIMAIS, PENSEM BEM NA COR QUE QUEREM CADA UM DE VOCÊS. PORQUE ESSA CÔR FICARÁ PARA SEMPRE.

DEPOIS DE MUITO PENSAR, DECIDIRAM….

TURMA R/3ª

 

DECIDIRAM QUE OS PEIXES FICARIAM AZUIS; AS AVES DE VÁRIAS CORES E OS RESTANTES ANIMAIS DE ACORDO COM A SUA ESPÉCIE: VERDES, VERMELHOS, AMARELOS, LARANJA, CASTANHOS, COR DE ROSA E CINZENTOS.

A CLARINHA FICOU ADMIRADA AO VER TODOS AQUELES ANIMAIS COLORIDOS MUITO FELIZES.

JI R/1

Entrar ou Registar-se