quinta-feira, janeiro 20, 2022
Follow Us

Clubes

Clubes

No mês de novembro de 2021 decorreu, como tem sido hábito nos últimos anos, o exercício "Terra Treme", que visa preparar a comunidade escolar e educativa para um eventual episódio sísmico. A participação de docentes, assistentes operacionais e técnicos e da generalidade dos alunos permitiu ensaiar os gestos e atitudes que podem salvar. Juntamente com esta ação, foi efetuado um exercício de evacuação, integrado nas medidas de Autoproteção e plano do Clube de Proteção Civil.

Ainda no corrente ano letivo, de acordo com o Plano de Atividades, vai decorrer um simulacro na Escola Básica da Feitosa.

Até esta data já foi concretizada a inspeção peiódica a todas as escolas básicas do Agrupamento, cumprindo as exigências legais. Está em fase de finalização a elaboração das MAP - Medidas de Autoproteção da Escola Básica António Feijó.

Clubes

O Clube Ciência Viva da Escola Básica António Feijó tem trabalhado com grande intensidade e empenho, com a participação voluntária de um número significativo de alunos, que pretendem alargar os seus conhecimentos e cultura científica.

O Clube funciona à segunda-feira, às 12h00 e à sexta-feira às 12h45 e 14h30, nas salas 1 e 2 do Bloco 2 (Laboratórios). Os alunos interessados podem inscrever-se junto dos professores de Ciências Naturais e Físico-Química.

As atividades do clube estão mais orientadas para os alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, enquanto os alunos do 9.º ano de escolaridade se estão a preparar para as "Olimpíadas da Química".

É caso para dizer que: PARECE MAGIA, MAS É CIÊNCIA. Todos podem ser cientistas!

Junta-te ao Clube!

Clubes

O Clube Ciência Viva da Escola Básica António Feijó foi um dos clubes visitados por uma equipa do programa "Falar Global", que é emitido nas manhãs de sábado na CM TV. Os projetos levados a cabo nos últimos tempos, implementados com o apoio do POCH, foram apresentados à equipa de reportagem, com especial relevo para a Horta Pedagógica, o Charco pedagógico, Projeto de Monitorização do Tio Lima e Observação Astronómica. As docentes responsáveis pelo Clube, tiveram ainda oportunidade de dar a conhecer os laboratórios e o trabalho que neles é realizado, envolvendo os alunos, desde o 1.º até ao 3.º Ciclo do Ensino Básico em projetos e atividades de promoção e informação da ciência.

O programa que abordou o Clube Ciência Viva da escola Básica António Feijó, foi emitido no passado sábado, dia 8 de maio.

Fala Global é um programa da Correio da Manhã TV que retrata as novas tecnologias, as tendências, os comportamentos e a inovação na sociedade portuguesa, sendo emitido aos sábados e tem dado grande atenção e relevo aos clubes ciência viva na escola.

VER O PROGRAMA AQUI  (entre os minutos 3.13 e 7.17)

Clubes

O Agrupamento de Escolas António Feijó, na sequência do desafio lançado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove no próximo dia 5 de novembro, às 11:05 horas, o Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt).  

Este ano assinala-se a 9.ª edição e a data apontada para a sua realização (5 de novembro) coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU. O Agrupamento de Escolas António Feijó, através do Clube de Proteção Civil, consciente da importância deste exercício, aderiu desde a primeira hora a esta iniciativa, à semelhança do que fez nos anos anteriores.

Exercício "A TERRA TREME" é uma das medidas integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva. Visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes

O sucesso da iniciativa A TERRA TREME vive do grau de sensibilização aos cidadãos para o seu envolvimento e participação.

Nesse sentido, apelamos a todos os docentes no sentido de participarem nesta iniciativade modo a contribuir para que esta ação de sensibilização alcance e mobilize o maior número de pessoas.

A divulgação do Exercício é feita nos canais de comunicação – sítio da internet e redes sociais – do Agrupamento, através de uma hiperligação para o sítio digital www.aterratreme.pt.

De forma a facilitar esta divulgação, enviamos os materiais de suporte e uma breve nota de apresentação/enquadramento do exercício A TERRA TREME.

 Materiais de suportehttp://www.aterratreme.pt/recursos/

Clubes

O Clube Ciência Viva da Escola Básica António Feijó, no âmbito de um projeto financiado pelo POCH, monitorizou o Rio Lima no espaço comprendido entre as pontes medieval e N. Sra. da Guia, durante os anos 2019 e 2020, atividade que contou com a colaboração da "Casa da Ciência de Braga", pertencente à "Rede de Centros Ciência Viva". Foram recolhidas amostras em quatro pontos e em diferentes momentos.

Neste trabalho estiveram envolvidos professores de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas, assim como alunos de diversas turmas da Escola Básica António Feijó tendo, nos parâmetros biológicos e físico químicos, chegado à seguinte conclusão:

Parâmetros Físico-Químicos

Os parâmetros Oxigénio dissolvido" e pH encontram-se dentro do que é esperado;

Em relação aos Nitratos e Fósforo Total, os valores encontram-se acima dos valores tabelados, indiciando um aumento das plantas aquéticas que limitarão a realização da fotossíntese e respetivo transporte de oxigénio às diferentes espécies.

Parâmetros Biológicos

A presença de alguns macroinvertebrados nas amostras recolhidas, permitiu classificar a qualidade da água como boa;

A poluição é diminuta, apesar de ser ter encontrado alguns vestígios nas margens.

Para dar a conhecer os resultados do trabalho à comunidade escolar e educativa, o Clube Ciência Viva editou um desdobrável onde é apresentado o trabalho e estudo realizados.

Entrar ou Registar-se