terça-feira, março 21, 2023

Clubes

No âmbito das comemorações do Dia de Ponte de Lima (4 de março), cerca de 80 alunos do 3.ºCEB da EB António Feijó e respetivos professores puderam assistir ao documentário sobre Ponte de Lima que foi filmado há precisamente 60 anos para a RTP por um filho da terra, Reinaldo Varela.

Trata-se de uma curta-metragem de cerca de vinte minutos que nos transporta para um imaginário já distante da Ponte de Lima de meados do século XX. Para além de podermos ver como era a vida e a paisagem nesse tempo, chamou-nos a atenção o facto de a locução do filme ser feita através das palavras de poetas que cantaram a região, entre eles o nosso patrono, António Feijó.

No final da sessão, os presentes tiveram ainda a possibilidade de conversar com o sr. Amândio Vieira, fotógrafo e homem da cultura local, que recuperou o filme, reproduzido com autorização expressa do realizador, concedida em 20 de fevereiro de 1990.

Entre outras informações e curiosidades, foi interessante saber que, no dia em que o documentário foi exibido na televisão, em 1964, muitas pessoas do concelho se deslocaram de autocarro à vila, para o poder visualizar num dos cafés que já tinham o aparelho, pois na maioria das casas ainda não existia.

Quem quiser saber mais sobre o filme e o seu autor, pode pesquisar no Portal Ponte de Lima Cultural: https://pontedelimacultural.pt/terra-pag.asp?t=paginas&pid=1304&mpid=1264.

Pode ainda ver o documentário completo aqui: https://youtu.be/b56FKIUsAkw.

Clubes

Dando continuidade ao projeto iniciado nos anos anteriores no 1.º Ciclo, um grupo de professoras, juntamente com a nossa artista residente, decidiu criar, na Escola Básica António Feijó, o Clube de Artes Performativas.

Aprender ARTE na escola é fundamental para desenvolver habilidades de comunicação e de autoconhecimento. Através da Arte desenvolvemos a nossa forma de pensar e ver o mundo que nos rodeia.

Nos dias 25 e 26 de janeiro, o Clube de Artes Performativas apresentou à escola o seu primeiro trabalho: um trecho alusivo ao Natal que procurou explorar as diferenças da festividade no passado e no presente, indo, desta forma, ao encontro do tema aglutinador de projetos deste ano letivo – “(Des)cobrindo as raízes” - do Projeto Educativo do Agrupamento.

Foram duas manhãs muito importantes e significativas, especialmente para as professoras e alunas envolvidas, que se empenharam e dedicaram de coração.

A atuação está disponível em vídeo:

Clubes

Entre ouitras atividades, o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, 30 de janeiro, foi assinalado na EB António Feijó por mais uma sessão do Cineclube.

O filme Recreio, proposto pelo PNC, acompanha Nora, a protagonista, que tem “sete anos e regressou à escola com Abel, o seu irmão mais velho. Quando ela percebe que ele é constantemente atormentado por alguns colegas, quer protegê-lo e contar ao pai. Mas ele obriga-a a guardar segredo. A pequena vê-se assim dividida entre o que considera certo e a lealdade à promessa que fez.

Em competição na secção Un Certain Regard no Festival de Cinema de Cannes (onde arrecadou o prémio FIPRESCI), este é um drama sobre "bullying" e violência emocional entre crianças que conta com assinatura da realizadora belga Laura Wandel.” *

Cerca de 60 alunos, pertencentes às turmas 7.ºB, 9.ºC e 9.ºE estiveram presentes, sendo acompanhados pelas docentes Manuela Gomes, Alice Pinho e Isabel Fernandes. No final, puderam refletir acerca de alguns dos temas abordados ou aflorados no filme: o bullyig, a exclusão, o desemprego, a incapacidade de os adultos lidarem com situações a que, muitas vezes, permanecem alheios.

Foi ainda interessante observar a forma como a câmara de filmar acompanha permanentemente a personagem principal, interpretada pela jovem atriz Maya Vanderbeque, captando de forma envolvente os seus sentimentos, e também o facto de toda a ação se passar num único espaço, a escola, com destaque para o recreio, palco privilegiado dos acontecimentos narrados.

* (https://www.filmespnc.gov.pt/#/filmes/203/detalhes)

Clubes

No âmbito do Plano Plurianal de Atividades, o grupo de Educação Musical, mantem os costumes e a tradição do cantar as Janeiras. Neste sentido, o Clube de Música, também, promove na nossa escola esta tradição, trabalhando dois temas musicais, celebrizando uma música de Zeca Afonso, intitulada «Natal dos Simples» e «Janeiras» com letra adaptada a uma canção tradicional.

No dia 25 de janeiro, o grande grupo (alunos e professores de música) deslocou-se pelas ruas da vila e algumas instituições, acentuado a sua participação na Câmara Municipal de Ponte de Lima e Lares de idosos, com a presença do Diretor do Agrupamento, desejando a todos um feliz Ano Novo.

Clubes
Damos a conhecer a proposta de filme para o Cineclube de Natal.
As adaptações do clássico «Cântico de Natal», de Charles Dickens, são um ponto forte nesta época festiva. O filme escolhido é, provavelmente, a mais recente dessas adaptações.
Não faltes, na segunda-feira, 12 de dezembro, às 8h30 no Auditório da EB António Feijó.