domingo, julho 25, 2021

1O Ateliê do SER já entrou em funcionamento, com sessões de mindfulness para os alunos da escola António Feijó! Nestas sessões, os alunos treinam o seu “músculo da atenção”: ouvir um som até ao fim, prestar atenção às sensações do corpo ou reparar como se estão a sentir no momento presente. Ao longo das sessões, estas práticas vão sendo interiorizadas e integradas no dia-a-dia das crianças, dando-lhes uma maior consciência do seu foco, dos seus padrões de pensamento e uma maior presença nas situações que vivem “no agora”. São cada vez mais os estudos que mostram que a prática do mindfulness traz enormes benefícios para a saúde mental, física e social e, como é de pequenino que se torce o pepino, nada como começar com os mais jovens da nossa escola! De entre os vários benefícios da prática desta técnica podem destacar-se a redução dos níveis de stresse e o desenvolvimento da capacidade de regulação emocional. O mindfulness trabalha também valores como a generosidade e a gratidão. Estudos revelam que este tipo de práticas contribuem para o bem-estar e felicidade da pessoa, bem como para o daqueles que a rodeiam. São, sem dúvida, ingredientes indispensáveis para pessoas mais empáticas, presentes e cooperantes.
As sessões são dinamizadas na escola em 4 horários diferentes, onde estão presentes entre 8 a 12 crianças em cada grupo.