quinta-feira, janeiro 20, 2022
Follow Us

Projetos

Projetos

Na semana de 10 a 14 de janeiro, a 2Escola segura" da Polícia de Segurança Pública de Ponte de Lima, levou a cabo um conjunto de palestras subordinadas ao tema "Delinquência Juvenil", que teve como público alvo os alunos do 6.º ano de escolaridade. Várias questões foram abordadas pelos agentes Gil Carvalho e Alberto Azevedo, motivando o interesse e participação dos jovens.

Ainda no 1.º Período letivo, no âmbito de uma ação da CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, decorreu uma ação liderada por Paula Varandas, abordando a componente penal da delinquência juvenil, dirigida a alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico.

Projetos

Os Webinars à la Carte são uma componente do projeto "Aulas à la Carte", dedicada à formação docente, tendo em vista a renovação e/ou ampliação do repertório de práticas pedagógicas.

As mudanças na Educação que se observam por todo o mundo solicitam aos professores a resolução de problemas cada vez mais complexos, sendo por isso acrescida a importância da formação docente. Mas é também por essa razão que se torna cada vez mais difícil planificar e ministrar essa mesma formação.

Devendo contribuir objetivamente para o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e pedagógicas, é essencial que, dessa formação, o professor perceba ainda a sua motivação renovada, restaurada. Parece também fundamental estimular nos professores a criatividade e versatilidade com que mais facilmente poderão ultrapassar os novos desafios da Educação, (re)encontrando desejavelmente nesse processo a satisfação profissional, que é, ela própria, impulsionadora das mudanças desejadas.

A componente Webinars à la Carte do projeto Aulas à la Carte pretende, pois, no mesmo espírito de liberdade de escolha e gosto pelo conhecimento que caracteriza o projeto-mãe, proporcionar aos professores, em cada edição, um dia com diversos momentos formativos à escolha, orientados por professores do ensino superior ou elementos da tutela. A ubiquidade conseguida com a tecnologia de videoconferência permite-nos, tal como a partir da 4ª edição das Aulas à la Carteglobalizar este evento, ampliando assim as redes de conhecimento e de suporte que, em grande medida, caracterizam as entidades em evolução.

INSCREVA-SE AQUI

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES AQUI

 

Projetos

Com o apoio da PSP de Ponte de Lima, decorreram na Escola Básica António Feijó ações de sensibilização da comunidade escolar, sobre Prevenção Rodoviária, capacitando os alunos para darem resposta aos desafios de segurança, com que são confrontados diariamente na rua ou na estrada.

As sessões foram orientadas pelos agentes da Escola Segura Gil Carvalho e Alberto Azevedo.

Projetos

Foi hoje apresentado na Escola Básica António Feijó o projeto TO BE GREEN que, entre outras ações promove e incentiva a reciclagem de máscaras, uma necessidade cada vez mais sentida na comunidade, nestes tempos de Pandemia. Este projeto, iniciativa da Universidade do Minho, em parceria com o Município de Ponte de Lima, será implementado na escola sede do agrupamento e dinamizado por três turmas do 3.º Ciclo do Ensino Básico.

A recolha é efetuada em contentor apropriado e, posteriormente, as máscaras serão encaminhadas para reciclagem, podendo dar origem a produtos decorativos ou cruzetas.

Além da reciclagem de máscaras, no contexto deste mesmo projeto é dada grande atenção à recolha, reutilização e reciclagem de texteis, com o objetivo de dar "nova vida" a vestuário. Esta iniciativa, além dos parceiros referidos, conta também com a participação da Loja Social de Bertiandos e é dinamizada através de uma App.

Projetos

No âmbito do Plano 21.23 Escola+ e do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC), realizou-se mais uma sessão “Ouvir, Falar e Ver”, no dia 24 de novembro, destinada às famílias da turma R3A da EB da Ribeira. Com esta iniciativa pretendeu-se o aperfeiçoamento de competências sociais e emocionais e o desenvolvimento pessoal dos alunos e o aprofundamento da envolvência comunitária e da relação entre a escola e as famílias.

Esta ação exigiu um trabalho prévio de preparação, permitindo a articulação de conhecimentos, envolvendo leituras, ensaios, oralidade, escrita… A elaboração dos convites, personalizados para as famílias, tornou-se um trabalho extremamente motivador.

A ação desenvolvida promoveu a articulação das medidas: Arte e Educação (teatro, música e dança) e Saúde Mental e Emocional – Pais e filhos felizes!. A comunidade escolar e as famílias da turma envolvida foram convidadas a usufruir de um momento especial de partilha e de aprendizagem. As famílias envolveram-se totalmente e tiveram a oportunidade de ouvir conselhos pertinentes no âmbito da parentalidade, de analisar, refletir e falar sobre formas de comunicação pais/filhos com a orientação da psicóloga Bruna Ramos e de ver os seus filhos atuarem como verdadeiros artistas na apresentação de situações da vida das famílias, tendo por base a obra literária “Amores de Família”, e a encenação da artista residente Sofia Pereira.

Os sorrisos estampados no olhar de cada um e as palavras de agradecimento pela iniciativa são um incentivo que devemos ter em conta no desenvolvimento de mais ações como esta. Como todos pudemos ouvir e sentir, os familiares consideraram que “é uma alegria a escola promover estas iniciativas de integração da comunidade e de ajudar as famílias a refletir sobre formas de agir para com os nossos filhos e netos.”

São momentos como este que nos fazem crescer… e ficar de coração cheio!

Entrar ou Registar-se