quinta-feira, janeiro 21, 2021
Siga-nos

Projetos

Projetos

As primeiras eliminatórias das Olimpíadas da Biologia, inicialmente marcadas para o próximo dia 27 de janeiro, foram adiadas para o dia 3 de fevereiro, quarta-feira, às 15h00. Esta alteração deve-se ao confinamento e foi transmitida pela Direção das OB 2021, conforme consta no próprio site da iniciativa.

Projetos

O Clube Ciência Viva da escola Básica António Feijó vai estar representado no 1.º Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva, que decorrerá no próximo sábado, dia 23 de janeiro, entre as 10h00 e as 18h30, em modalidade não presencial. No stand do Agrupamento de Escolas António Feijó podem ser conhecidas as diferentes medidas que integraram o projeto, designadamente a Horta Biológica, Charco Pedagógico, Observação dos Astros e Monitorização do Rio Lima, que envolveram centenas de alunos nos anos letivos 2018/2019, 2019/2020 e 2020/2021.

Mesmo em tempos de pandemia, os Clubes Ciência Viva na Escola não param e estão mais vivos do que nunca. O 1º Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva na Escola irá mostrar numa emissão totalmente on-line a riqueza e diversidade dos projetos de ciência e tecnologia desenvolvidos pela Rede de Clubes Ciência Viva na Escola.

Esta iniciativa levada a cabo pela Ciência Viva e pela Direção-Geral da Educação é uma celebração do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, desde 2018, nos Clubes Ciência Viva na Escola. Estes espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia são uma via rápida de acesso à investigação que se faz hoje no nosso país em instituições científicas, universidades e empresas de base tecnológica.

A partir do hall virtual do Pavilhão do Conhecimento será possível navegar entre os projetos de mais de 200 Clubes, ouvir testemunhos de quem participa ativamente nestes espaços, conhecer os Centros Ciência Viva, e descobrir alguns dos parceiros deste projeto. Ao longo da emissão haverá ainda tempo para visitas guiadas, conversas em direto com investigadores e jornalistas, debates e pequenos workshops.

A astrobióloga Zita Martins, o cientista e deputado Alexandre Quintanilha, a investigadora Cristina Branquinho, o jornalista Mário Augusto, a comunicadora de ciência Catarina Ramos e o imunologista Luís Graça são alguns dos convidados que irão marcar presença nesta emissão especial.

Projetos

Quatro escolas do Agrupamento António Feijó estão a participar no Programa Ecovalor, uma iniciativa da resulima, dinamizada no concelho pelo programa Scholl4All. as escolas básicas aderentes são: Feitosa, Ribeira, António Feijó e Rebordões-Souto, envolvendo cerca de 1200 alunos.

O programa Ecovalor tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino, premiando os estabelecimentos que apresentarem melhor desempenho na separação das suas embalagens usadas. Por cada saco de embalagens de plástico, metal e pacotes de bebida entregue, a escola receberá 0,50€ e as melhores escolas de cada município receberão prémios.

A adesão a este programa constitui mais uma ação de intervenção no contexto da sustentabilidade ambiental e da sensibilização dos alunos, e da comunidade educativa, para a necessidade de adotar comportamentos que protejam o Planeta.

Projetos

A Escola Básica António Feijó participa mais uma vez nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia, decorrendo a primeira eliminatória no dia 29 de janeiro, online. Esta iniciativa, cujo prazo de inscrição terminou no passado dia 8 de janeiro, é destinada aos alunos do 9.º ano de escolaridade e contará com a participação de largas dezenas de alunos.

A segunda eliminatória terá lugar no dia 10 de março, também à distância.

Projetos

Foi criada na escola Básica da feitosa uma “Brigada da Natureza”, dinamizada pela turma do 4.º ano de escolaridade. O objetivo desta Brigada é sensibilizar a comunidade educativa para os problemas ambientais e os atos humanos que prejudicam a Natureza. Neste sentido, resolveram limpar o terreno contíguo à escola. Os resíduos que foram recolhidos são deitados naquele espaço pelos alunos da escola que não, se preocupando com o ambiente, atiram as garrafas de iogurte, pacotes de sumo, pacotes de leite, plásticos e até brinquedos.
Encheram-se vários sacos de lixo!
No final, os alunos deram abraços às árvores, comprometendo-se a proteger o seu habitat.
Esta Brigada da Natureza vai sensibilizar os alunos para a importância de preservar a Natureza, fazer a reciclagem dos resíduos e apelar à sua redução.

Entrar ou Registar-se