Numa iniciativa inédita, o Conselho Pedagógico da escola Básica António Feijó deliberou dedicar a visita de estudo do ano-letivo 2021/2022 a Ponte de Lima, a que chamou "À Descoberta da Nossa Terra". Durante a jornada de conhecimento da sede do concelho, os alunos tiveram oportunidade de mergulhar no rico passado de Ponte de Lima, através dos seus monumentos e espaços museológicos, assim como espaços expositivos de referência, nomeadamente o "Museu dos Terceiros", "Museu do Brinquedo Português" ou "Centro de Interpretação da História Militar". O Parque do Arnado, Ponte Medieval e Ponte Romana, as Tores da Cadeia Velha, Muralhas e Torre de S. Paulo, Largo de Camões com o seu chafariz, além do pelourinho foram pontos obrigatórios de passagem. Uma visita ao busto do Patrono do Agrupamento, António Feijó, estava também inserida no roteiro.
A visita foi preparada nas aulas de História e revelou aos alunos uma faceta de Ponte de Lima ainda desconhecida da maior parte deles, dando como boa a aposta do Conselho Pedagógico.
Aqui ficam algumas reações à visita:
À hora marcada, com a mochila às costas e telemóvel na mão, partimos à descoberta da nossa Vila. Através de um Peddy Paper, em forma de questionário no Forms do Office, concebido para este dia, os alunos foram “levados” a explorar vários locais e monumentos de interesse. A meio da visita paramos no Campo do Arnado, onde os alunos tiveram a oportunidade de conviver e fazer um piquenique. De seguida, visitamos o Parque Temático do Arnado e o Festival Internacional de Jardins. No regresso, os alunos recuperaram energias no Largo de Camões e depois seguimos com o nosso “jogo” em direção à escola.
Foi uma manhã muito bem passada! Como já foi referido por muitos, a alegria e satisfação dos alunos estava estampada nos seus rostos e frases como “Isto está a ser fixe!”, “Estou a gostar muito deste dia!”, “Nunca pensei que ia ser assim…” demonstram isso mesmo!
A visita de estudo começou e acabou em beleza! Já estávamos todos a precisar de fugir à rotina diária da sala de aula.
O Agrupam,ento de Escolas António Feijó promove no mês de julho uma "Campanha de Recolha de Manuais", procurando desta forma dar um fim útil aos inúmeros manuais escolares que ficam sem utilização no final do ano letivo.
Esta iniciativa é organizada em parceria com a "Conferência Vicentina" de Ponte de Lima que encaminhará os manuais recolhidos para o Banco Alimentar, no âmbito da campanha "Papel por Alimentos". Desta forma, o peso do papel entregue é devolvido em alimentos para as obras sociais da Conferência Vicentina.
Apela-se desde já à colaboração da comunidade educativa e da comunidade local, podendo os manuais ser entregues na Escola Sede do Agrupamento, a Escola Básica António Feijó, entre os dias 13 e 15 de julho.
Os alunos e educadoras da educação pré-escolar do Agrupamento António Feijó organizaram uma exposição de trabalhos, reralizados no corrente ano letivo, subordinados ao tema do Projeto Educativo, "Janelas para o Mundo", mas centrados num forte e veemente alerta para a sutentabilidade ambiental e preservação da natureza. Os trabalhos foram integralmente realizados com recurso a materais reutilizados e podem ser apreciados no espaço exterior, junto do Bloco Social da Escola Sede do Agrupamento.
Estamos perante uma exposição com trabalhos de grande qualidade, tanto ao nível estético, como da mensagem contida em cada um dos painéis já expostos, pelo que será um privilégio contar com a visita da comunidade educativa, verificando no local a qualidade do trabalho e da educação/formação que vai sendo proporcionada às crianças que frequentam os JI do Agrupamento de Escola António Feijó.
No Dia da Criança, ficou disponível no site do EstudoemCasa um recurso sobre o projeto TRIbueSCOLA, da Dra. Felismina Barros, produzido em parceria com o projeto "Aulas à la Carte" (aula "Juiz por um dia") do nosso agrupamento.
Realizou-se na presente semana a exposição, reunião do júri e votação do "Concurso de Vasos Floridos Feijó", uma iniciativa que começa a ganhar raízes na escola. Candidaram-se dezenas de alunos, com trabalhos muito criativos, priveligiando a reutilização de materiais. A vencedora foi a aluna Ana beatriz, da turma 9.º E, seguida da aluna Melanie, do 8.º C e, em terceiro lugar, a alubna Diana da turma 8.º C.
Pág. 1 de 33