terça-feira, fevereiro 25, 2020
Siga-nos

Projetos

Projetos

O tradicional desfile das Escolas do Agrupamento António Feijó percorreu hoje as ruas de Ponte de Lima, envolvendo cerca de 500 crianças das escolas Básicas de Ponte de Lima e Souto Rebordões, tendo ainda contado com a participação das crianças do Jardim de Infãncia da Santa Casa da Misericórdia.

A alegria e a cor foram as tónicas dominantes de um cortejo que trouxe até à sede do concelho muitas centenas de pessoas, sobretudo familiares dos "foliões". O tema dominante foi o que está a ser trabalhado no âmbito do Projeto Educativo do Agrupamento António feijó, "O Mundo é a Nossa Casa".

O desfile contou com o apoio do Município de Ponte de Lima, PSP e Academia fernandes Fão, além das escolas envolvidas.

Projetos

Realizou-se no dia 28 de janeiro de 2020, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, a reunião de apresentação do projeto “Aulas à la Carte” da Escola Básica de António Feijó a alunos dos cursos de Mestrado em Ensino de: 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico; Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário; História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
A apresentação foi feita pela professora Luciana Brito e contou com a presença da vice-presidente do Instituto, Doutora Alexandra Gomes e dos diretores dos cursos, Doutora Ema Mamede, Doutora Glória Solé, Doutora Helena Martinho e Doutor Luís Dourado.
Será um privilégio para a nossa escola poder contar com propostas pedagógicas de futuros professores que, aumentando e enriquecendo os menus das Aulas à la Carte, promovem a flexibilidade curricular e cooperação institucional.
O menu da 3.ª edição já está pronto!
As inscrições abrem hoje e podem ser efetuadas aqui!

Projetos

No âmbito do Projeto Escola Eletrão, os alunos da Turma 9.º H dinamizaram a recolha de lâmpadas, pilhas e outros equipamentos elétricos junto da comunidade, tendo conseguido recolher centenas de quilos de material, procurando desta forma contribuir paqra a preservação do ambiente.

O projeto continua a ser desenvolvido, de acordo com o planificado, podendo ser entregues pilhas, lâmpadas e pequenos eletrodomésticos na portaria da Escola Básica António Feijó.

Projetos

Decorreu ontem, dia 12 de fevereiro, na escola Secundária José estevão, em Aveiro, a cerimónia de entrega dos prémios da 16.ª Edição do concurso Ciência na escola, organizado e dinamizado pela Fundação Ilídio Pinho, contando com a colaboração do Ministério da Educação.

Na presença de Ilídio Pinho, Presidente da Fundação a que dá o nome e do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a Escola Básica António Feijó recebeu o prémio referente a uma menção honrosa do 4.º Escalão, destinado a alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, com o projeto "ABC do Café". A verba de 2500 euros arrecadada com esta distinção, será utilizada nas atividades de promoção da ciência na escola.

Na 16.ª edição do prémio Ciência da Escola concorreram cerca de 1400 projetos do continente e ilhas, tendo o júri selecionado 710 para passarem à fase de desenvolvimento. Na cerimónia que decorreu em Aveiro, receberam prémio 50 projetos, 10 de cada um dos 5 escalões.

Desde a sua instituição, em 2002, já participaram neste grande projeto mais de 500 mil alunos, envolvidos em cerca de 11 mil projetos.

Projetos

Dia 29 de janeiro, realizou-se na escola Básica António Feijó, a primeira eliminatória das Olimpíadas da Biologia 2020 na categoria de júnior, destinada aos alunos do 9.º ano de escolaridade.

As Olimpíadas Portuguesas da Biologia (OPB) são um concurso de Ciência, na área da Biologia, destinado a estudantes do ensino Básico e Secundário, público ou privado, agrupados em duas categorias: as Olimpíadas Júnior (Básico, 9º ano) e as Olimpíadas Sénior (Secundário).
A organização das OPB está a cargo da Ordem dos Biólogos, em colaboração com o Ciência Viva – Pavilhão do Conhecimento, contando ainda com importantes parcerias como o INIAV, a Direcção Geral de Educação, Fundação Calouste Gulbenkian, EPAL e a Ageas Seguros, e ainda com o apoio de numerosas empresas e instituições nacionais de prestígio.
Como resultado do concurso Sénior, são seleccionados alunos que representarão Portugal internacionalmente, nas Olimpíadas Internacionais de Biologia (IBO/Julho) e nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia (OIAB/Setembro).

Entrar ou Registar-se