quinta-feira, julho 07, 2022
Follow Us

Projetos

Projetos

Numa iniciativa inédita, o Conselho Pedagógico da escola Básica António Feijó deliberou dedicar a visita de estudo do ano-letivo 2021/2022 a Ponte de Lima, a que chamou "À Descoberta da Nossa Terra". Durante a jornada de conhecimento da sede do concelho, os alunos tiveram oportunidade de mergulhar no rico passado de Ponte de Lima, através dos seus monumentos e espaços museológicos, assim como espaços expositivos de referência, nomeadamente o "Museu dos Terceiros", "Museu do Brinquedo Português" ou "Centro de Interpretação da História Militar". O Parque do Arnado, Ponte Medieval e Ponte Romana, as Tores da Cadeia Velha, Muralhas e Torre de S. Paulo, Largo de Camões com o seu chafariz, além do pelourinho foram pontos obrigatórios de passagem. Uma visita ao busto do Patrono do Agrupamento, António Feijó, estava também inserida no roteiro.

A visita foi preparada nas aulas de História e revelou aos alunos uma faceta de Ponte de Lima ainda desconhecida da maior parte deles, dando como boa a aposta do Conselho Pedagógico.

Aqui ficam algumas reações à visita:

O feedback foi muito positivo, quer por parte dos alunos, quer por parte dos professores acompanhantes.
Cumpriu-se a programação prevista e até mais: na Igreja da Misericórdia fomos convidados a fazer uma visita sem contar, mas que agradou bastante a todos. Inclusivamente assistiu-se a alguns turistas atentos às apresentações dos alunos. 
Seguiu-se um lanche convívio e no final um resto de tarde com jogos tradicionais para todos os gostos, aos quais mais tarde se juntaram os alunos do 5.ºB. Dar por encerrada as atividades é que não foi fácil, como se poderá imaginar. 
 

À hora marcada, com a mochila às costas e telemóvel na mão, partimos à descoberta da nossa Vila. Através de um Peddy Paper, em forma de questionário no Forms do Office, concebido para este dia, os alunos foram “levados” a explorar vários locais e monumentos de interesse. A meio da visita paramos no Campo do Arnado, onde os alunos tiveram a oportunidade de conviver e fazer um piquenique. De seguida, visitamos o Parque Temático do Arnado e o Festival Internacional de Jardins. No regresso, os alunos recuperaram energias no Largo de Camões e depois seguimos com o nosso “jogo” em direção à escola.

 

Foi uma manhã muito bem passada! Como já foi referido por muitos, a alegria e satisfação dos alunos estava estampada nos seus rostos e frases como “Isto está a ser fixe!”, “Estou a gostar muito deste dia!”, “Nunca pensei que ia ser assim…” demonstram isso mesmo!

A visita de estudo começou e acabou em beleza! Já estávamos todos a precisar de fugir à rotina diária da sala de aula.

Fortaleceram-se os laços na relação professor/aluno e ao mesmo tempo estimulou-se as relações interpessoais, trabalhando-se as competências de comunicação entre pares e em grupo. Estimulou-se, e muito, o conhecimento cultural.
Como Diretora de Turma foi importantíssimo ficar a conhecer melhor alguns alunos e as suas realidades familiares, algo que é impossível ao longo do ano letivo.
 
 
Boa tarde, uma tarde tão bem passada em total convívio com os alunos num cenário único e maravilhoso junto ao Rio Lima. Fomos magistralmente recebidos no Museu do Brinquedo, onde os alunos se deliciaram com os brinquedos de outrora. Aprenderam muito sobre os principais monumentos da vila e subimos por uns degraus íngremes e toscos ao alto da torre, em frente ao Lima.
No final, ninguém queria ir para casa. Estavam todos tão felizes e já com saudades de mais.
 
 
"Ir para fora cá dentro" deu resultado. Foi um dia muito bem passado. Tivemos oportunidade de visitar o museu militar, onde fomos muito bem recebidos e informados.  Demos a conhecer um pouco da história de Ponte de Lima, desde datas de construção de monumentos e pequenas curiosidades sobre os mesmos,  viram os jardins, realizaram vários jogos.... Os alunos estavam muito satisfeitos e os professores também. 

Pequeno Vídeo elaborado pela Turma 5.º A

Relato da jornada da turma 6.º A

Projetos

O Agrupam,ento de Escolas António Feijó promove no mês de julho uma "Campanha de Recolha de Manuais", procurando desta forma dar um fim útil aos inúmeros manuais escolares que ficam sem utilização no final do ano letivo.

Esta iniciativa é organizada em parceria com a "Conferência Vicentina" de Ponte de Lima que encaminhará os manuais recolhidos para o Banco Alimentar, no âmbito da campanha "Papel por Alimentos". Desta forma, o peso do papel entregue é devolvido em alimentos para as obras sociais da Conferência Vicentina.

Apela-se desde já à colaboração da comunidade educativa e da comunidade local, podendo os manuais ser entregues na Escola Sede do Agrupamento, a Escola Básica António Feijó, entre os dias 13 e 15 de julho.

Projetos

Os alunos e educadoras da educação pré-escolar do Agrupamento António Feijó organizaram uma exposição de trabalhos, reralizados no corrente ano letivo, subordinados ao tema do Projeto Educativo, "Janelas para o Mundo", mas centrados num forte e veemente alerta para a sutentabilidade ambiental e preservação da natureza. Os trabalhos foram integralmente realizados com recurso a materais reutilizados e podem ser apreciados no espaço exterior, junto do Bloco Social da Escola Sede do Agrupamento.

Estamos perante uma exposição com trabalhos de grande qualidade, tanto ao nível estético, como da mensagem contida em cada um dos painéis já expostos, pelo que será um privilégio contar com a visita da comunidade educativa, verificando no local a qualidade do trabalho e da educação/formação que vai sendo proporcionada às crianças que frequentam os JI do Agrupamento de Escola António Feijó.

Projetos

No Dia da Criança, ficou disponível no site do EstudoemCasa um recurso sobre o projeto TRIbueSCOLA, da Dra. Felismina Barros, produzido em parceria com o projeto "Aulas à la Carte" (aula "Juiz por um dia") do nosso agrupamento.

Projetos

Realizou-se na presente semana a exposição, reunião do júri e votação do "Concurso de Vasos Floridos Feijó", uma iniciativa que começa a ganhar raízes na escola. Candidaram-se dezenas de alunos, com trabalhos muito criativos, priveligiando a reutilização de materiais. A vencedora foi a aluna Ana beatriz, da turma 9.º E, seguida da aluna Melanie, do 8.º C e, em terceiro lugar, a alubna Diana da turma 8.º C.

Entrar ou Registar-se