sábado, dezembro 03, 2022
Follow Us

Projetos

Projetos

A Semana da Floresta Autóctone que decorreu até ao dia 27, promoveu na passada sexta-feira uma ação de plantação e condução de espécies florestais autóctones.

Dinamizada pelo Serviço da Área Protegida da Divisão e Ambiente e Espaços Verdes do Municipio de Ponte de Lima, a iniciativa realizou-se numa parcela da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, e contou com a participação ativa de uma turma do terceiro ciclo da EB 2,3 António Feijó.

Considerando a importância da preservação das florestas, e sob a orientação dos técnicos da Área Protegida os jovens alunos aprenderam como controlar a propagação das espécies invasoras e plantaram árvores autóctones.

Esta atividade pretende sensibilizar e envolver toda a comunidade, entidades públicas e privados, como forma de garantir um futuro mais promissor e focado na sustentabilidade das nossas florestas, ao promover ações de limpeza, eliminando as espécies invasoras e arborizando com espécies autóctones. 

(in Página eletrónica do Município de Ponte de Lima: https://www.cm-pontedelima.pt/pages/941?news_id=7850)

Projetos
A Escola Básica Antônio Feijó esteve representada, durante a semana passada, em Erasmus na localidade de Roquetas de Mar (Alicante), na vizinha Espanha, no âmbito do projeto Living ande Learning and the Green Natural Environment.
Durante a sua presença, foram realizadas diversas atividades e aprofundado o conhecimento da região.
A comitiva limiana agradeceu a Espanha a receção e o carinho, agradecimento extensivo a todos os países parceiros no projeto!

Projetos

O Plano Nacional de Cinema, Iniciativa conjunta das áreas governativas da Cultura e da Educação, já está no nosso Agrupamento.

            Objetivos:

  • Implementar a literacia para o cinema junto do público escolar e a divulgação de obras cinematográficas nacionais.
  • Despertar nos jovens o prazer para o hábito de ver cinema ao longo da vida, bem como a valorização do cinema enquanto arte.

Neste âmbito, já funciona o Cineclube António Feijó (quinzenalmente, à segunda-feira, entre as 8h30 e as 10h00, no Auditório da escola-sede) e algumas turmas já puderam, em sala de aula, assistir a filmes e trabalhá-los de diferentes formas. É o caso da turma 2PA, que assistiu ao clássico «Ladrões de bicicletas», de Vittorio De Sica, e das turmas 7.ºC, 7.ºG, 7.ºE e 8.ºC, que puderam ver «A Noite», de Regina Pessoa.

No dia 5 de novembro, Dia Mundial do Cinema, estará patente na EB António Feijó, em colaboração com a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, uma exposição intitulada «Cinema e Literatura».

Salienta-se ainda a ligação entre o Plano Nacional de Cinema e O Clube Multimédia, o que poderá permitir aos alunos realizar as suas próprias experiências cinematográficas.

O objetivo da equipa responsável é que o PNC chegue a todos os alunos do Agrupamento.

Projetos

O jardim "Que Pegada Queres Deixar no Mundo", idealizado pela Turma P3B da Escola Básica de Ponte de Lima foi o mais votado pelo público, no âmbito do "Festival de Jardins das Escolinhas", integrado no "Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima. Realce ainda para o terceiro lugar obtido pelo jardim "O Mundo está nas nossas mãos", da Turma T4A da Escola Básica de Trovela, que foi o terceiro mais votado pelo público. A criatividade e a mensagem que foi difundida através destes jardins, chegou bastante longe e sensibilizou os visitantes, na procura de um ambiente melhor para todos. Recorda-se que o tema do festival foi "Os Jardins e as Alterações Climáticas".

As escolas do Agrupamento António Feijó são presença habitual no Festival de Jardins das Escolinhas, com um trabalho intenso no âmbito das temáticas definidas e na idealização do jardim, elaborando o projeto e a respetiva maquete.

O Festival de Jardins Escolinhas vai já na sua 7.ª edição, tendo o jardim mais votado,"Que pegada queres deixar no Mundo?" da Turma P3B da escola Básica de Ponte de Lima, sob a orientação da professora Anabela Magalhães, obtido 19,9% dos votos expressos, seguido do "Jardim das Abelhas", que alcançou 19,5%, uma criação do Jardim de Infância de Arcozelo, sob a coordenação da professora Maria Paula Coelho. Em 3.º lugar, com 9,1% ficou "O Mundo está nas nossas mãos" da autoria da turma T4A da EB de Trovela, orientados pelas professoras, Alexandra Freitas, Conceição Rodrigues e Cristina Araújo.
 
Além das já citadas,na edição 2022 participou ainda a Turma 5.º C da Escola Básica António Feijó.

Como jardim mais votado, "Que pegada queres deixar no Mundo?" vai manter-se em exposição em 2023 no Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que terá como o tema "Jardins Saudáveis".

Parabéns a todos os participantes e uma forte saudação aos mais votados pelo público.

(informação complementar na Página Web Município de Ponte de Lima - https://www.cm-pontedelima.pt/pages/941?news_id=7825 - Foto: Município de Ponte de Lima)

Projetos

Com grade satisfação de toda a comunidade escolar e certamente de toda a comunidade educativa, foi atribuído pelo segundo ano consecutivo o "Selo Escola Saudável" à Escola Básica António Feijó, nesta iniciativa que vai já na sua quinta edição.

O Selo Escola Saudável visa reconhecer o trabalho que as Escolas têm vindo a desenvolver no âmbito da Educação para a Saúde, Sexualidade e Igualdade de Género, nomeadamente em prol do bem-estar de toda a comunidade educativa.

A entrega do selo está já agendada para o dia dia 2 de novembro, na Escola Básica Escultor António Fernandes Sá, em Gervide, Vila Nova de Gaia.

Entrar ou Registar-se