terça-feira, fevereiro 07, 2023
Follow Us
Ouvir Falar e Ver na Escola Básica da Ribeira

No âmbito do Plano 21.23 Escola+ e do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC), realizou-se mais uma sessão “Ouvir, Falar e Ver”, no dia 24 de novembro, destinada às famílias da turma R3A da EB da Ribeira. Com esta iniciativa pretendeu-se o aperfeiçoamento de competências sociais e emocionais e o desenvolvimento pessoal dos alunos e o aprofundamento da envolvência comunitária e da relação entre a escola e as famílias.

Esta ação exigiu um trabalho prévio de preparação, permitindo a articulação de conhecimentos, envolvendo leituras, ensaios, oralidade, escrita… A elaboração dos convites, personalizados para as famílias, tornou-se um trabalho extremamente motivador.

A ação desenvolvida promoveu a articulação das medidas: Arte e Educação (teatro, música e dança) e Saúde Mental e Emocional – Pais e filhos felizes!. A comunidade escolar e as famílias da turma envolvida foram convidadas a usufruir de um momento especial de partilha e de aprendizagem. As famílias envolveram-se totalmente e tiveram a oportunidade de ouvir conselhos pertinentes no âmbito da parentalidade, de analisar, refletir e falar sobre formas de comunicação pais/filhos com a orientação da psicóloga Bruna Ramos e de ver os seus filhos atuarem como verdadeiros artistas na apresentação de situações da vida das famílias, tendo por base a obra literária “Amores de Família”, e a encenação da artista residente Sofia Pereira.

Os sorrisos estampados no olhar de cada um e as palavras de agradecimento pela iniciativa são um incentivo que devemos ter em conta no desenvolvimento de mais ações como esta. Como todos pudemos ouvir e sentir, os familiares consideraram que “é uma alegria a escola promover estas iniciativas de integração da comunidade e de ajudar as famílias a refletir sobre formas de agir para com os nossos filhos e netos.”

São momentos como este que nos fazem crescer… e ficar de coração cheio!

Entrar ou Registar-se