quinta-feira, julho 07, 2022
Follow Us
À Descoberta da Nossa Terra

Numa iniciativa inédita, o Conselho Pedagógico da escola Básica António Feijó deliberou dedicar a visita de estudo do ano-letivo 2021/2022 a Ponte de Lima, a que chamou "À Descoberta da Nossa Terra". Durante a jornada de conhecimento da sede do concelho, os alunos tiveram oportunidade de mergulhar no rico passado de Ponte de Lima, através dos seus monumentos e espaços museológicos, assim como espaços expositivos de referência, nomeadamente o "Museu dos Terceiros", "Museu do Brinquedo Português" ou "Centro de Interpretação da História Militar". O Parque do Arnado, Ponte Medieval e Ponte Romana, as Tores da Cadeia Velha, Muralhas e Torre de S. Paulo, Largo de Camões com o seu chafariz, além do pelourinho foram pontos obrigatórios de passagem. Uma visita ao busto do Patrono do Agrupamento, António Feijó, estava também inserida no roteiro.

A visita foi preparada nas aulas de História e revelou aos alunos uma faceta de Ponte de Lima ainda desconhecida da maior parte deles, dando como boa a aposta do Conselho Pedagógico.

Aqui ficam algumas reações à visita:

O feedback foi muito positivo, quer por parte dos alunos, quer por parte dos professores acompanhantes.
Cumpriu-se a programação prevista e até mais: na Igreja da Misericórdia fomos convidados a fazer uma visita sem contar, mas que agradou bastante a todos. Inclusivamente assistiu-se a alguns turistas atentos às apresentações dos alunos. 
Seguiu-se um lanche convívio e no final um resto de tarde com jogos tradicionais para todos os gostos, aos quais mais tarde se juntaram os alunos do 5.ºB. Dar por encerrada as atividades é que não foi fácil, como se poderá imaginar. 
 

À hora marcada, com a mochila às costas e telemóvel na mão, partimos à descoberta da nossa Vila. Através de um Peddy Paper, em forma de questionário no Forms do Office, concebido para este dia, os alunos foram “levados” a explorar vários locais e monumentos de interesse. A meio da visita paramos no Campo do Arnado, onde os alunos tiveram a oportunidade de conviver e fazer um piquenique. De seguida, visitamos o Parque Temático do Arnado e o Festival Internacional de Jardins. No regresso, os alunos recuperaram energias no Largo de Camões e depois seguimos com o nosso “jogo” em direção à escola.

 

Foi uma manhã muito bem passada! Como já foi referido por muitos, a alegria e satisfação dos alunos estava estampada nos seus rostos e frases como “Isto está a ser fixe!”, “Estou a gostar muito deste dia!”, “Nunca pensei que ia ser assim…” demonstram isso mesmo!

A visita de estudo começou e acabou em beleza! Já estávamos todos a precisar de fugir à rotina diária da sala de aula.

Fortaleceram-se os laços na relação professor/aluno e ao mesmo tempo estimulou-se as relações interpessoais, trabalhando-se as competências de comunicação entre pares e em grupo. Estimulou-se, e muito, o conhecimento cultural.
Como Diretora de Turma foi importantíssimo ficar a conhecer melhor alguns alunos e as suas realidades familiares, algo que é impossível ao longo do ano letivo.
 
 
Boa tarde, uma tarde tão bem passada em total convívio com os alunos num cenário único e maravilhoso junto ao Rio Lima. Fomos magistralmente recebidos no Museu do Brinquedo, onde os alunos se deliciaram com os brinquedos de outrora. Aprenderam muito sobre os principais monumentos da vila e subimos por uns degraus íngremes e toscos ao alto da torre, em frente ao Lima.
No final, ninguém queria ir para casa. Estavam todos tão felizes e já com saudades de mais.
 
 
"Ir para fora cá dentro" deu resultado. Foi um dia muito bem passado. Tivemos oportunidade de visitar o museu militar, onde fomos muito bem recebidos e informados.  Demos a conhecer um pouco da história de Ponte de Lima, desde datas de construção de monumentos e pequenas curiosidades sobre os mesmos,  viram os jardins, realizaram vários jogos.... Os alunos estavam muito satisfeitos e os professores também. 

Pequeno Vídeo elaborado pela Turma 5.º A

Relato da jornada da turma 6.º A

Entrar ou Registar-se