terça-feira, fevereiro 25, 2020

Biblioteca

No âmbito das atividades de educação literária, integradio no projeto "Biblioteca À La carte", estão a decorrer na biblioteca sessões intituladas "No rasto da Odisseia", através das quais se pretende abordar a obra "Ulisses", de Maria Alberta Menéres com alunos do 6.º ano de escolaridade.

O interesse e criatividade demonstradas pelos alunos são a melhor evidência do sucesso desta atividade, levada a cabo pela Biblioteca Escolar.

Biblioteca

Decorreu esta semana, na Biblioteca da Escola Básica António Feijó, uma sessão de formação para docentes - Educação Literária a partir do Programa de Leitura fundamentado na Literatura, destinada a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Básica de Ponte de Lima. Durante a sessão refletiram sobre as representações do ambiente na atual literatura para a infância e experimentam estratégias de abordagem inovadoras, indutoras do desenvolvimento de competências leitoras e literárias, e do pensamento criativo e divergente.

Biblioteca

O escritor Marco Taylor está a percorrer, na corrente semana, as escolas básicas do Agrupamento António Feijó, apresentando a sua obra "O Homem Coração de Choupo", um livro pop-up de grande beleza estética. A presença do escritor foi ainda aproveitada para a apresentação da sua obra, onde estão inseridas as publicações "O Homem que carregava pedras" e "O rapaz que conheceu o homem que carregava pedras".

Esta atividade insere-se no programa de incentivo e promoção da leitura das Bibliotecas Escolares do agrupamento.

Biblioteca

Cinco alunos do Agrupamento António feijó apuraram-se para a fase interconcelhia do Concurso Nacional de Leitura, na sequência da realização da fase concelhia, que decorreu hoje na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

Assim, para a fase que vai reunir os alunos das escolas do distrito de Viana do castelo, que terá lugar também na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, ficaram apurados Martim Bezerra, da Escola Básica de Ponte de Lima, Eva Malheiro, Tânia Correia, Daniela Rodrigues e Matilde Pereira da Escola Básica António Feijó.

Biblioteca

Apresentação1Gostaria que o seu filho lesse mais? Falasse e escrevesse melhor?
Tivesse mais iniciativa? Fosse mais criativo? Mais crítico?
Precisa de ideias sobre o que fazer com a criança ou o adolescente, envolvendo o livro, outros materiais escritos, ou até as novas tecnologias?
Quando o seu filho leva um livro para casa, sabe como tirar o melhor proveito dessa leitura?
Gostaria de encontrar o livro certo para facilitar a abordagem de determinado assunto?
Sabe como potenciar uma ida ao supermercado, com a criança, para desenvolver competências de literacia da informação?
Poderá usufruir deste serviço, presencialmente, nas primeiras e terceiras segundas-feiras do mês, entre as 16:40 e as 18:30, na biblioteca da EB António Feijó. Poderá também utilizar este serviço à distância, apresentando a sua questão / inquietação através do formulário de contacto disponível na página web do agrupamento de escolas António Feijó.