quinta-feira, julho 07, 2022

Biblioteca

Numa iniciativa dos docentes do Grupo de Português, decorreu na semana passada a Feira do Livro Usado, uma iniciativa habitual na Escola Básica António Feijó, que esteve suspensa durante o período de Pandemia. Esta atividade visa promover a leitura, através da doação, exposição e venda de livros usados a preços simbólicos. O elevado volume de transações verificadas são a melhor evidência do sucesso e pertinência deste tipo de iniciativa, que tem a enorme virtude de levar o livro e a leitura a mais lares, numa época em que o livro é cada vez menos valorizado e desmaterializado.

Biblioteca

As docentes do grupo de Português do 3.º CEB vão levar a cabo uma Feira do livro usado que se realizará nos dias 30 e 31 de maio, na Escola EB 2, 3 António Feijó. Para a realização desta atividade, vimos solicitar a colaboração de toda a Comunidade Educativa, designadamente dos Encarregados de Educação e Alunos, através da doação de livros usados (não estão incluídos manuais escolares). Os livros doados deverão ser entregues na Reprografia e serão vendidos no espaço escolar a um preço simbólico (0,20 a 2 euros).

Biblioteca

No âmbito das Comemorações do centenário do nascimento do Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas António Feijó estão a levar a cabo um conjunto de atividades, que visam promover ou aprofundar o conhecimento sobre a vida e obra do autor de, entre muitas outras obras, o "Memorial do Convento". Na Biblioteca da Escola Sede, dirigido a alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, através de um modelo "Workshop", os alunos são envolvidos na leitura e reflexão sobre a obra de um dos maiores vultos da literatura nacional.

Biblioteca

Os alunos da Turma G1A (1.º ano de escolaridade) da Escola Básica de Gandra, orientados pela sua docente Mónica Barros, obtiveram dois prémios no Concurso "Uma Aventura Literária 2022", conquistando o 3.º prémio na modalidade de "Recomendação de Leitura" e o "prémio especial do Júri", na modalidade de "Crítica Literária".

Estes prémios surgem na sequência de outros, obtidos por alunos do Agrupamento em edições anteriores deste concurso, que evidenciam o trabalho realizado no campo da leitura e escrita literárias.

Ainda recentemente foi publicado o trabalho do aluno Duarte Graça que, orientado pela professora Ana Margarida Luciano, obteve o segundo prémio no concurso de 2021, na modalidade de "Texto Original, Desenho e Crítica". Esta publicação surgiu na 25.ª edição da onbra "Uma Aventura no Estádio", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, sob a chancela da Editorial Caminho.

Biblioteca

Foi publicada a edição 2021 das "Histórias d' Ajudaris", uma iniciativa que congrega textos eleborados por alunos de todo o país e de escolas portuguesas espalhadas pelo Mundo, sob um tema previamente definido pela organização. O tema em 2021 foi "Se eu fosse...".

O produto da venda desta obra reverte, integralmente, para os projetos sociais da organização Ajudaris.

Como tem sido hábito nos últimos anos, as escolas do Agrupamento António Feijó fizeram-se representar no tomo II, que reúne os textos das escolas do distrito de Viana do Castelo, que esteve representado por por 18 textos de 7 agrupamentos. O nosso agrupamento foi o único representante do concelho de Ponte de Lima, com 4 textos, oriundos da Escola Básica da Ribeira (Turma R3A), Escola Básica de Ponte de Lima (P2B), Escola Básica de Gandra (G3/4A) e Escola Básica da Feitosa (F2A).

Parabéns a todos os que continuam a promover a leitura e a escrita literária, com base no texto coletivo que tanto tem ajudado a desenvolver essas competências nos alunos.

Entretanto, já está em marcha a edição de 2022, cujo tema é de grande atualidade: "Água".