quinta-feira, fevereiro 20, 2020
Siga-nos

P 20191031 102935A encerrar as comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, abrimos o menu Biblioteca à la Carte para 2019/ 2020.
Decorrente do tema aglutinador de projetos, Casas do Mundo, a atividade escolhida para encetar as ofertas deste programa, que já deu provas de sucesso no ano letivo anterior, foi Casas de Provérbios: uma oficina de escrita que tem por base um conjunto de provérbios sobre "A CASA".
Porque é mês de comemorações, juntamos as CASAS dos contos tradicionais ("escondidas" na galeria de contos que forra uma das paredes da BE da escola sede).
Em trabalho de pares, formados a partir da junção dos provérbios, os alunos foram desafiados a criar uma breve narrativa da qual deveria constar o sentido do provérbio, uma casa da galeria de contos e uma alusão à biblioteca.
Passados os primeiros momentos do drama da "folha em verde" :) e o desconhecimento do significado de alguns dos provérbios, uma dezena de narrativas começou a tomar forma...
Biblioteca um lugar ao sol
A Biblioteca dos Ursos
Uma história à luz das velas
Uma horta de Contos
...foram algumas das histórias nascidas nas casas de provérbios e habitadas pelas casas dos contos.
Nesta atividade privilegiamos o conteúdo, a originalidade, o inusitado, e não nos preocupamos tanto com a forma (ortografia e sintaxe...) o que ajuda a estimular o pensamento criativo e o espírito crítico dos alunos, fazendo sobressair o potencial criativo de cada um. O entusiasmo e o envolvimento são visíveis!
A atividade proporcionou a (re)visitação do imaginário dos contos tradicionais, e o contacto com estas pérolas de sabedoria popular que vão perdendo lugar nas casas de hoje...
Encerramos, deste modo, com chave de ouro, as comemorações do mês internacional das Bibliotecas Escolares, e encetamos um menu para degustar ao longo de todo o ano, sempre que cada docente entenda que a oferta pode constituir uma mais-valia para os seus alunos, e enriquecer o processo de construção de conhecimento.
Em novembro o menu Biblioteca à la Carte integra:
- Casas de Provérbios
- Banhos de Livros
- Oficinas de Direitos Humanos
- Campeões de Xadrez

Entrar ou Registar-se