quinta-feira, dezembro 09, 2021
Follow Us
Dia Internacional do Livro Infantil

Hoje comemoramos mais um dia Internacional do Livro Infantil, uma efeméride que é uma homenagem àquele que é considerado o pai da Literatura Infantil, Hans Christian Andersen, nascido a 2 de abril de 1805, na cidade de Odense, na Dinamarca.

Neste dia, o Gabinete de Aconselhamento de Leituras (GAL) da nossa Biblioteca Escolar, no sentido de fazer dos livros uma presença viva em todos os lares, e da leitura um verdadeiro valor de família, de partilha com todos duas ideias:

1. Não deixem de ler aos vossos filhos, pelo facto de eles já terem aprendido a ler. Na verdade, na maioria das vezes, apenas aprenderam a decifrar, e continuam a precisar de quem os guie e acompanhe na descoberta do prazer de ler.

2. Transformem os momentos de leitura em família em momentos divertidos, onde as conversas e o jogo têm lugar garantido. À medida que a motivação cresce, a curiosidade aumenta, e o conhecimento surgirá naturalmente.

Que a passagem deste Dia Internacional do Livro Infantil, que este ano se comemora em condições excecionais, em casa, constitua uma oportunidade de reflexão sobre a importância de tornarmos os livros uma presença assídua nos nossos lares, e de fazermos da Leitura um verdadeiro Valor de Família.

“A literatura, na qualidade de depositária de conhecimentos que deveriam ser obrigatórios numa sociedade de pessoas livres, críticas e interventivas, não pode ser considerada um luxo cultural dispensável”. (Pedro Cerrillo, 2014)

Sugestões para ajudar a construir memórias felizes em torno dos livros, podem ser acompanhadas em https://educacaoliterarianafamilia.blogspot.com/.

Entrar ou Registar-se