quinta-feira, dezembro 09, 2021

Gerais

Retomando a atividade que aconteceu em anos anteriores e porque as necessidades de sangue nos vários hospitais continuam a ser fundamentais para assegurar o tratamento de muitas pessoas, a Escola E. B. António Feijó irá organizar uma recolha de sangue no dia 7 de Dezembro de 2021 entre as 9:00 e 12:30.

Apelamos à vossa generosidade e solicitamos que participe na dádiva de sangue.

“Sempre que dá sangue, você não vê, nem sabe para quem é.

Mas sempre que dá, pode estar a salvar uma vida.

sangue pela sua saúde."

Gerais

Estiveram patentes na Escola Básica António Feijó, na passada quinta-feira dia 2 de dezembro, as exposições "Paisagens, Espécies, Histórias" e "[email protected]ência", dinamizadas no âmbito do PIICIE – “Alto Minho School 4All”, num projeto intitulado ReCriArte, da responsabilidade da CIM Alto Minho.

O projeto ReCriArte apresentou duas exposições aliadas à sustentabilidade e à proteção ambiental, nomeadamente:

i)  A exposição “Paisagens, espécies, histórias” mostra os ecossistemas e tradições da região, despertando para a riqueza ecológica e cultural “aos nossos pés”. Motiva-se a cidadania, a partir da identificação de exemplos reais no Alto Minho.

ii) A exposição “[email protected]ência cria uma experiência inovadora, visando a ecologia e a sustentabilidade. Aqui, os alunos reciclam plástico, reutilizando-o na construção de novos objetos. Através de tecnologias e da ciência multidisciplinar, procura-se promover a responsabilidade social e um futuro mais sustentável para o nosso território.

O projeto ReCriaArte é dirigido para alunos do 2.º Ciclo do ensino básico e permitiou que oito turmas dos 5.º e 6.º anos de escolaridade se envolvessem nas suas atividades, de caruz marcadamente prático e experimental. Cada turma do 2.º ciclo beneficiou de uma sessão de 40 minutos.

Agradecemos à CIM a oportunidade que deu aos nossos alunos.

Gerais

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ponte de Lima, no âmbito do seu plano de ação para 2021, levou a cabo um conjunto de sessões/palestras dirigidas à população escolar do concelho - alunos dos agrupamentos de escolas e escolas profissionais - subordinadas ao tema "Educar para o Direito", dinamizadas pela oradora e responsável pelo Projeto "Educar para o Direito", Dr.ª Paula Varandas, advogada.

Estas ações decorreram durante os dias 24 e 25 de novembro, com a participação das turmas do 3.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento António Feijó.

Gerais

Realizou-se, no dia 2 de dezembro, a eleição dos representantes do Corpo Docente e do Corpo Não Docente que irão integrar o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de António Feijó, no quadriénio 2021-2025.

Uma vez que os votos entrados nas urnas representaram, pelo menos, 51% (maioria simples) do número total dos eleitores, não foi necessário proceder ao segundo escrutínio.

Agradeço a todos que contribuíram para que o ato eleitoral decorresse com normalidade e decidiram ser parte ativa na escolha dos seus representantes no Conselho Geral.

Agradeço aos membros da mesa eleitoral que desempenharam a sua função de forma voluntária e exemplar.

Por fim, felicito todos os que foram eleitos nestas eleições, desejando muito sucesso no exercício do mandato.

As atas e os editais do ato eleitoral estão afixados nos locais para o efeito, para que possam ser consultados por todos.

Gerais

Na sequência da confirmação de casos de COVID-19 entre alunos da Escola Básica de Ponte de Lima, foi determinada pela Autoridade de Saúde da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, a testagem massiva de todos os(as) alunos(as), pessoal docente e não docente que não se encontra em isolamento profilático.

A testagem está a decorrer com normalidade e as atividades letivas mantem-se para todas as turmas que não estão em situação de isolamento profilático.

A Autoridade de Saúde da Unidade Local de Saúde do Alto Minho recomenda o reforço da autovigilância de sinais e sintomas, a utilização da máscara e o distanciamento físico, evitar locais com aglomerados de pessoas, cumprir a etiqueta respiratória e a lavagem e desinfeção frequente das mãos. Recomenda-se ainda o uso de máscara pelas crianças.