terça-feira, maio 24, 2022
Follow Us

Gerais

Gerais

Decorreram na semana passada, na Escola Básica António Feijó sessões de formação e informação sobre "Suporte Básico de Vida", dirigidas nesta fase a alunos do 9.º ano de escolaridade. As sessões estiveram a cabo dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima e revestem-se de particular importância, pois podem permitir uma intervenção rápida e eficaz em caso de situações de paragem cardio-respiratória.

Outros grupos, designadamente alunos, docentes e pessoal não docente, são os próximos alvos destas ações.

Gerais

Decorreu no dia 17 de maio uma sessão online de acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Pessoal e Social, com a participação de diversas escolas de vários pontos do país. Aí foram dadas a conhecer as práticas levadas a cabo nos diferentes agrupamentos de escolas, realçando-se a intervenção da psicóloga Bruna Arieira e da artista Residente, Sofia Pereira, que estão a desenvolver um trabalho de grande alcance com os alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, do Agrupamento António Feijó. Esteve ainda presente a coordenadora do projeto, Rosa Rocha.

O projeto que está a ser desenvolvido consiste na exploração de aspetos emocionais e corporais, através da arte, além do acompanhamento psicológico com crianças sinalizadas, atendendo à sua problemática, além do trabalho em grupo turma.

Este trabalho tem sido desenvolvido ao longo do presente ano letivo.

Gerais

Decorreu no dia 22 de abril, na Escola Básica da Feitosa, um simulacro de incêndio, com o objetivo de testar a capacidade de resposta a uma situação de emergência. Com a colaboração dos Bombeiros Voluntários e Município de Ponte de Lima, foi colocada à prova a capacidade de organização e resposta da escola e exercitada a evacuação total do edifício, em pleno período de funcionamento.

Estes exercícios são habituais nas escolas do agrupamento António Feijó, procurando testar as medidas de Auto Proteção definidas e aprovadas pelas autoridades competentes.

Gerais

No dia 5 de maio, teve início o Programa de Parentalidade Positiva para todos os encarregados de educação com filhos que frequentam a Educação Pré-escolar.

Esta ação é promiovida pelo Programa School4all, em parceria com o Gabinete de Apoio à família (GAF). Trata-se de um programa destinado aos Pais e Encarregados de Educação, que pretende ajudar a compreender, as suas necessidades e as dos seus filhos, a importância de assumir uma intervenção precoce nos fatores de risco e nos comportamentos inadequados, a importância de promover uma relação eficiente entre a escola e a família para potenciar o sucesso escolar da criança.De forma a capacitar os Pais/Encarregados de Educação interessados para as competências parentais, vão realizar-se quatro sessões online nos dias 5 e 19 maio, 2 e 16 de junho pelas 18h.

Gerais
No passado dia 4 de março, comemorou-se o 897.º aniversário da outorga da Carta de Foral a Ponte de Lima, por D.Teresa. 
Dessas comemorações constou a inauguração de uma exposição comemorativa do 20.º aniversário do monumento, em honra desta nossa figura histórica, inaugurado em 4 de março de 2002 que, a partir do dia 22 de abril está patente na nossa escola, para que possa ser apreciada pela comunidade escolar.
A exposição está disponível no espaço exterior, junto do Bloco Social, até ao dia 16 de maio, constituindo uma excelente oportunidade para uma "viagem" à história de Ponte de Lima.

Entrar ou Registar-se