sábado, outubro 31, 2020
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Depois de aprovado no Conselho-geral do Agrupamento de escolas António Feijó, divulga-se o Relatório de Autoavaliação relativo ao ano letivo 2019/2020, onde foi dado especial destaque ao ensino a distância. A avaliação das atividades a distância, que decorreram entre março e junho de 2020, motivadas pela Pandemia COVID-19, foram avaliadas pelos docentes envolvidos, alunos e encarregados de educação.

Este documento foi elaborado pela equipa de Autoavaliação do Agrupamento António Feijó.

Relatório de Autoavaliação do ano-letivo 2019/2020

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No sábado, dia 24 de outubro fomos notificados de um teste positivo à COVID-19 numa educadora de infância que presta serviço na Escola Básica de Gandra. Imediatamente foi acionado o Plano de Contingência do Agrupamento António Feijó e contactado o Delegado de Saúde, sob orientação do qual foram contactados todos os encarregados de educação da sala G2, cujos educandos ficarão em isolamento, assim como as assistentes operacionais que trabalhavam diretamente com o grupo.

Todas as crianças da Sala G2, pessoal docente e AO vão ser testados nos próximos dias, sob orientação do Delegado de Saúde.

As atividades letivas dos restantes grupos continuarão a decorrer com toda a normalidade.

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O Ministério da Educação, em parceria com a RTP, relançou o #EstudoEmCasa 2020/2021, após o reconhecimento da mais-valia e do impacto deste recurso que, no último trimestre do ano letivo anterior demonstrou ser importante no acompanhamento das atividades dos alunos.

A universalidade do acesso ao #EstudoEmCasa, atendendo à disponibilização dos conteúdos na RTP Memória, em sinal aberto através da Televisão Digital Terrestre, permitiu que, mesmo os alunos mais isolados pudessem aceder a estes conteúdos educativos relevantes no desenvolvimento das suas aprendizagens, em qualquer parte do território nacional. Esta via foi complementada pela disponibilização dos conteúdos através da RTP Play e através da página eletrónica da Direção-Geral da Educação - https://estudoemcasa.dge.mec.pt/ (na qual é possível encontrar todos os conteúdos utilizados pelos professores), bem com através da APP #EstudoEmCasa.

Esta ferramenta educativa tem como objetivo ser um complemento à escola, atendendo à retoma do sempre desejável ensino presencial. O #EstudoEmCasa 2020/2021 é, por isso, uma ferramenta à disposição dos docentes (no trabalho presencial ou a distância que desenvolvem), um apoio para os alunos que estiverem em casa, e/ou um “companheiro de estudo”.

A segunda temporada do #EstudoEmCasa

O #EstudoEmCasa 2020/2021 apresenta algumas novidades relativamente ao anterior modelo. Esta nova fase terá uma incidência particular no Ensino Básico, iniciando-se no dia 19 de outubro, por forma a acompanhar o calendário escolar definido pelo Ministério da Educação (durante as cinco semanas dedicadas especificamente à recuperação de aprendizagem). Os conteúdos diários têm tempo limitado, em blocos de cerca de 30 minutos, num total de 75 blocos semanais, cumprindo-se a maior parte das componentes curriculares, organizadas disciplinar e interdisciplinarmente.

Estas transmissões vão ocupar a grelha da RTP Memória, das 9h às 16h30, com conteúdos que fazem parte das Aprendizagens Essenciais. Tal como no ano passado, os blocos da manhã são dedicados aos 1º e 2º ciclos e os da tarde ao 3º ciclo (ver grelha em anexo).

Legado para o futuro

Porque já não se trata de um recurso concebido numa situação de premência, a Direção-Geral da Educação concebeu os novos recursos de forma ainda mais estruturada e que constituirá, além do mais, um dos mais ricos, completos e transversais produtos pedagógicas produzidos nos últimos anos. De notar a autonomização do 1.º e do 2.º anos, que decorre da necessidade de adequação às especificidades deste início de ciclo, marcado pela aquisição da escrita e da leitura, fator que condiciona inevitavelmente a metodologia a adotar, sendo evidente no 1.º ano a preponderância do domínio da oralidade, por exemplo, em atividades de compreensão, como forma de preparação para futuras atividades de compreensão da escrita. A introdução do novo bloco de “Orientação para Trabalho Autónomo” provém da consciência da necessidade de desenvolver nos alunos formas de autorregulação e de aprofundamento das aprendizagens, indo desta forma ao encontro da progressiva evolução da área de competências de “Desenvolvimento pessoal e autonomia”, preconizada no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

O #EstudoEmCasa para lá da televisão

O #EstudoEmCasa 2020/2021 para o Ensino Básico vai ser transmitido na RTP Memória, nos seguintes canais:

  • • TDT – posição 7
  • • MEO – posição 100
  • • NOS – posição 19
  • • Vodafone – posição 17
  • • Nowo – posição 13

Ficará igualmente disponível em:

  • https://www.rtp.pt/estudoemcasa (emissão de cada dia on demand e módulos individualizados);
  • https://estudoemcasa.dge.mec.pt/ (onde estão alojados os conteúdos que os professores utilizam em cada bloco);
  • App #EstudoEmCasa.
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A participação da Escola, com intervenção de todos os membros da sua comunidade educativa, no combate a todas as formas de violência é uma missão fundamental e um ato de cidadania ativa.

O Ministério da Educação participou na elaboração do Guia de Intervenção Integrada Junto de Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica, que visa melhorar a intervenção junto de crianças ou jovens vítimas de maus tratos em contexto de violência doméstica e estabelecer um quadro comum de intervenção integrada entre as áreas governativas da cidadania e igualdade, da administração interna, do trabalho, solidariedade e segurança social, da justiça, da educação, e da saúde, em articulação com a Procuradoria- Geral da República.

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Na terça-feira, dia 22 de setembro, por volta das 21h30, a encarregada de educação de um aluno do 3.º Ciclo do Ensino Básico entrou em contacto com a Diretora de Turma, comunicando que o seu educando havia testado positivo à COVID-19. Foi imediatamente acionado o Plano de Contingência e o Referencial das Escolas. Seguindo as instruções do Delegado de Saúde, foram isolados os contactos próximos do aluno, que já não frequentaram a escola no dia seguinte.

Na quarta-feira, dia 23 de setembro a Representante dos Pais da Turma foi informada da situação, assim como todos os encarregados de educação da turma em questão. Nesse mesmo dia, foi acionado o Plano de Ensino a Distância, para que os alunos que estavam em isolamento acompanhassem as atividades letivas.

Na presente semana todos os nove alunos em isolamento testaram negativo.

O Agrupamento de Escolas António Feijó agradece todo o apoio e acompanhamento prestado pelo Delegado de Saúde, assim como agradece todo o empenho, apoio e acompanhamento da representante, dos encarregados de educação e alunos da turma em causa, porque tiveram um papel fundamental na pronta comunicação e disseminação da informação, assim como na ação determinada para isolar contactos próximos e casos suspeitos. O Agrupamento de Escolas António Feijó atuará sempre em defesa da saúde dos seus alunos, evitando o alarme social, sempre em defesa da manutenção das atividades letivas presenciais, as que verdadeiramente servem o superior interesse dos alunos e dos encarregados de educação.

Tal como foi referido, sublinhado e solicitado nas múltiplas reuniões realizadas com o pessoal docente, não docente e encarregados de educação, os pais são um elemento fundamental na vigilância de sintomas, deteção precoce, isolamento, comunicação de casos suspeitos e avaliação dos mesmos juntos das estruturas de saúde, evitando desde logo o contacto com outros alunos e o esclarecimento de todas as situações, em defesa da saúde pública, da escola e da manutenção das atividades letivas.

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