terça-feira, outubro 04, 2022

Gerais

A promoção e o respeito pelos valores locais sempre orientaram o Projeto Educativo do Agrupamento António Feijó, sendo várias as iniciativas levadas a cabo para que os alunos conheçam a história e as tradições locais. As Feiras Novas, festas do concelho são um dos momentos mais emblemáticos do ano para todos os limianos e para os milhares que nos visitam. Por isso, não podemos deixar de desejar a toda a comunidade educativa, que a vivência das nossas Festas Maiores constitua mais um momento de crescimento e entrosamento enquanto comunidade, potenciadores do alargamento do conhecimento das nossas tradições que, juntamente com a rica história do concelho, são a base da identidade dos limianos.

Aproveitamos para recordar que, logo após as Feiras Novas e o feriado municipal, arrancam as reuniões com pais e encarregados de educação nas escolas básicas, frequentadas pelas crianças e alunos da educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico:

Feitosa

15/set

17h00

Gandra

17h30

Ponte de Lima (Educação pré Escolar – JI)

17h00

Ponte de Lima (1.º Ciclo)

18h15

Rebordões Souto

18h00

Ribeira

17h30

Trovela

18h00

Na sexta-feira, dia 16 de setembro, terá lugar a receção aos alunos da educação pré-escolar e 1.º ciclo, apenas no período da manhã.

Relativamente aos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, a receção aos alunos e respetivos encarregados de educação ocorrerá no dia 16 de setembro, na Escola Básica António Feijó, de acordo com os seguintes horários:

09h00 - 5.º ano de escolaridade

10h30 - 6.º ano de eescolaridade

14h00 - 7.º ano de escolaridade

15h30 - 8.º e 9.º anos de escolaridade

Aproveitamos a oportunidade para informar a comunidade educativa da Escola Básica António Feijó que, a partir do dia 19 de setembro, com o refeitório e cantina da escola estará em pleno funcionamento, com gestão da escola, na sequência da transferência de competências na área da educação, do Ministério da Educação para o Município de Ponte de Lima.

Gerais

O jardim que esteve exposto na edição 2021 do Festival de Jardins das Escolinhas, integrado no Festival Internacional de Jardins, dedicado ao orago da freguesia da Ribeira, S. João, está agora montado e exposto na Escola Básica, dando nova vida e beleza ao espaço exterior do estabelecimento.

Gerais

O final do ano letivo marca a transição de muitas vidas, o culminar de sonhos e objetivos, a definição de novas e mais ambiciosas metas. Num Agrupamento de Escolas, como é o caso do nosso, o final de um anio letivo é vivido com o coração apertadinho, fruto de uma convivência, trabalho e amizade que foram crescendo ao longo do percurso dos alunos, assistentes operacionais e professores.

Daí que, quando o ano termina e a transição se concretiza, as saudades já apertam dos alunos que mudam de escola, no fional do 4.º ano de escolaridade e no final do 9.º ano. Nesta nova fase da sua vida estudantil, crescidos e melhor preparados, deixamos uma mensagem de ânimo e das maiores felicidades para TODOS, assim como aos encarregados de educação que, durante esse percursos, estiveram ao lado das suas escolas e dos seus professores.

Como disse e nos transmitiu o saudoso António Feio, façam o favor de ser felizes!

Gerais

Informam-se os eventuais interessados que, a partir do dia 2 de agosto terá início a emissão de vales relativos aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e do 8º ano de escolaridade.

A partir do dia 9 de agosto terá início a emissão de vales relativos aos alunos dos 5º, 6º, 7º, 9ºanos de escolaridade.

O registo e acesso devem ser efetuados a partir da plataforma MEGA, no endereço https://manuaisescolares.pt/.

Gerais

Mantendo a visão da criança no centro da ação, e a Agenda 2030 como documento bússola, principais linhas de força do projeto educativo em vigor, a BE sugere como tema aglutinador de projetos para o ano letivo 2022/2023 (Des)cobrindo as Raízes, um tema que privilegiará os objetivos do desenvolvimento global direcionados para as questões da Alteridade e da Sustentabilidade (objetivos 1, 2, 10, 12 e 16). Este tema cruza a proposta da ONU, que decretou 2022/2023 como Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, com os quatro Eixos do Projeto Educativo - Consciência Ambiental, Aprendizagens Ativas, Voz do Aluno e Aprendizagem ao longo da vida, e integra questões emergentes como as Migrações (decorrente, sobretudo, do atual contexto de guerra) e o Envelhecimento (a ONU decretou 2021-2030 como a Década do Envelhecimento Saudável). Em anexo, encontra-se o documento com a fundamentação da proposta, assim como algumas linhas de orientação para a sua operacionalização, sendo que o CP concordou na discussão e aprovação do assunto no ponto n.º 6 da presente agenda de trabalhos.

O Plano de Atividades 2022/2023 refletirá esta visão e esta temática, em coerência com o Projeto Educativo.