terça-feira, fevereiro 07, 2023
Follow Us
HOJE É O DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de janeiro como Dia Internacional da Educação em comemoração ao papel da educação para a paz e o desenvolvimento (Resolução 73/25 da Assembleia Geral da ONU, 3 de dezembro de 2018).

Neste dia, em 2023 o tema central incide sobre investir nas pessoas, priorizar a educação.

O objetivo é sensibilizar a sociedade civil para que se cumpra o direito à educação, consagrado no artigo 26.º da «Declaração Universal dos Direitos Humanos» (1948) e na «Convenção sobre os Direitos da Criança» (1989). Procura-se ainda, sublinhar o papel da educação enquanto meio para quebrar ciclos de pobreza e para o desenvolvimento social.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, quando adotada em setembro de 2015, reconheceu que a educação é um pilar essencial para os seus objetivos, em particular, o Objetivo n.º 4:  Educação de Qualidade, que assume o compromisso de garantir oportunidades educativas inclusivas e de qualidade, bem como aprendizagem ao longo da vida para todos.

Alinhados com os compromissos assumidos por Portugal no “Transforming Education Summit”, junho de 2022, repensar a Educação é imperativo e urgente devendo tal traduzir-se em ações com enfoque na promoção de escolas inclusivas, equitativas, seguras e saudáveis.

Nesta conformidade importa proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem motivadoras e competências para o emprego, para que sintam que têm um papel importante como membros da sociedade e que podem contribuir para a sua evolução.

Apoiar as escolas na transição dos alunos para a vida profissional e prepará-los para a vida em comunidade, numa dimensão intergeracional, promovendo o desenvolvimento de competências socio emocionais, ferramentas essenciais tanto para a sua vida académica como para a sua vida ativa, estabelecendo um equilíbrio entre currículo, aprendizagem não formal e cidadania, terá de ser prioritário

Quanto mais se ouvirem os alunos e promoverem-se  mudanças na escola com base seus interesses, motivações e ideias, tanto mais estarão preparados para intervir e agir socialmente e construir um projeto de vida para o futuro comum.

Durante o dia 24 de janeiro, uma Carta Aberta será partilhada no sítio da internet das Nações Unidas, na cidade de Nova York. 

Dia Internacional da Educação 2023

(in https://www.dge.mec.pt/noticias/dia-internacional-da-educacao)

Entrar ou Registar-se