quinta-feira, julho 07, 2022

Desporto

Dando cumprimento ao Plano de Atividades do Agrupamento, o Grupo de Educação Física levou a cabo a atividade "Escola em Movimento", que teve lugar nos dias 3 e 6 de junho. No Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica António Feijó, alguns grupos de crianças da Educação Pré-Escolar realizaram um circuito de habilidades motoras. Foi com grande entusiasmo que elas usufruíram de um espaço repleto de materiais desportivos.

Desporto

A equipa de BTT da Escola Básica António Feijó esteve em grande destaque durante o ano letivo, conseguindo resultados de grande relevo nas competições em que participou.

Na derradeira prova do ano, organizada pelo Agrupamento de Escolas Santos Simões, em Guimarães, os nossos atletas subiram ao pódio em três ocasiões: a aluna infantil  A, Maria Lopes Ferreira e a aluna infantil B, Leonor Sousa Lopes foram as grandes vencedoras das suas categorias, subindo ao degrau mais alto do pódio. Já em iniciados masculinos, Simão Silva foi terceiro classificado.

Nas contas finais do Campeonato Escolar de BTT-XCO 2021/2022, a aluna infantil feminino, Maria Lopes Ferreira foi a grande vencedora da sua categoria, enquanto Leonor Lopes foi segunda classificada em infantil B. Nos atletas masculinos, Edgar Matos foi terceiro em Infantil B e Gil Roque Costa, quinto classificado. Nesta categoria, Stephane Sousa (13.º), Luciano Reis (27.º) e Gonçalo Sousa também pontuaram para o ranking. No escalão iniciado, Simão Silva foi terceiro. Pedro Viana também teve presença nesta classificação (17.º). A Escola Básica António Feijó pontuou coletivamente em Infantil B Masculino, com um brilhante segundo lugar.

Os resultados obtidos são de elevada qualidade, jusrtificando plenamente a aposta do Desporto Escolar nesta modalidade e na promoção do uso da bicicleta.

Recordamos que o Agrupamento António Feijó organizou uma das provas do regional, na Expolima, em colaboração com o Município de Ponte de Lima e o clube Batotas.

Desporto

Equipa do Futsal da Escola Básica António Feijó, escalão iniciado feminino, vence competição Fase INTER- CLDE, em jogo realizado a 18 de maio, no Pavilhão Municipal das Travessas, em São João da Madeira, ao vencer a EB 2,3 Sá Couto, de Espinho, por 8-5. Na sequência deste excelente resultado, a equipa limiana fica apurada para a fase regional.

Este bom resultado vem-se juntar a muitos outros, nas diversas modalidades que constituem a oferta do Desporto Escolar na Escola Básica António Feijó.

Desporto

Realizou-se na passada sexta feira, dia 27 de maio no Pavilhão das Travessas em São João da Madeira, a Fase Final Regional Norte do Desporto Escolar, na modalidade de Futsal, escalão de iniciados femininos.

A equipa feminina da Escola Básica António Feijó, que havia triunfado na fase inter CLDE conseguindo assim o apuramento para a fase final, obteve um fantástico terceiro lugar na competição. Na parte da manhã disputou-se a meia final e, por capricho do sorteio, teve como “adversário” a EB de Montelongo, concelho de Fafe. Por  muito mérito das meninas da escola fafense,  que se exibiram com muita qualidade, não foi possível ganhar tendo a nossa equipa averbado a única derrota deste ano letivo. Assim, na parte da tarde, a nossa equipa disputou a presença no pódio com a ES Morgado de Mateus, de Vila Real. Num jogo fantástico das nossas meninas, que mostraram a raça limiense, obtiveram a vitória e consequente terceiro lugar.

Sendo uma equipa maioritariamente constituída por meninas do escalão infantil B aumenta bastante o mérito conquistado.

De referir também a excelente participação do Martinho Rodrigues como árbitro mais jovem da competição e que recebeu vários elogios dos participantes.

Desporto
Realizou-se no dia 29 de março, as provas dos Megas de Atletismo (Mega Quilómetro, Mega Salto, Mega Sprint e Mega lançamento no Estádio Manuela Machado em Viana do Castelo.
A brilhante participação de 15 alunos do 2º e 3º ciclo da EB António Feijó, resultou em três terceiros lugares nas modalidades de Salto em Comprimento, 1000m e Velocidade (40m) e cinco alunos presentes nas finais das diferentes provas.
A participação dos alunos neste projeto do Desporto Escolar constitui uma oportunidade para a autoperceção e autoavaliação das capacidades físicas e para a deteção de alunos com potencial para a prática da modalidade. A participação dos alunos nesta competição distrital constitui igualmente uma experiência muito enriquecedora e uma mais-valia na formação das crianças/jovens.
O grupo de Educação Física enaltece a boa participação do grupo de alunos presentes neste evento desportivo.