segunda-feira, setembro 20, 2021

Desporto

Através de nota da organização, fomos informados que, por decisão do júri na 2.ª fase de votação, a Escola Básica António Feijó é uma dos 3 nomeados para o troféu Clube Desporto Escolar dos Troféus Desportivos "O Minhoto" - XXIV edição.

A Gala onde serão entregues os prémios terá lugar no dia 13 de setembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

No âmbito do desporto escolar, cerca de 300 alunos praticam Basquetebol, BTT, Canoagem, Desporto Adaptado (multiatividades e natação), Futsal, Natação, Patinagem e Voleibol.
Desporto

Numa parceria entre o Agrupamento de Escolas António Feijó e o Clube Náutico de Ponte de Lima, os alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos de escolaridade tiveram oportunidade de experimentar a canoagem e contactar com o Rio Lima, durante as aulas de Educação Física.

Esta atividade insere-se no conjunto de desportos individuais ao ar livre, considerados seguros pela Direção geral de Saúde, constituindo uma excelente oportunidade de esocnfinamento e contacto com a natureza para os alunos mais jovens do agrupamento.

Esta atividade foi retomada depois de um interregno de um ano, devido às restrições motivadas pela Pandemia COVID-19.

O Agrupamento de escolas António Feijó agradece ao Clube Náutico de Ponte de Lima o apoio técnico e material a esta atividade.

Desporto

O tradicional corta-mato escolar realizou-se entre os dias 11 e 19 de novembro, com organização e modelo diferentes dos anos anteriores, devido à Pandemia, após ter sido adiado em duas ocasiões devido às más condições climatéricas. No corrente ano, todos os alunos do 5º ao 9º ano participaram no Corta-mato Escolar: 363 do 2º ciclo e 420 do 3º ciclo.

Esta prova de atletismo obedeceu, dentro do possível, às regras e ao regulamento do Corta-Mato do Desporto Escolar, correndo os alunos por escalão e género, dentro de cada turma. Este modelo de organização deveu-se ao plano de contingência da disciplina perante a pandemia do Covid-19.

O percurso ficou montado entre 11 e 19 de novembro para que todas as turmas realizassem a atividade. Foi feito o registo dos tempos da prova, para ser possível organizar uma tabela de resultados.

Esta iniciativa transformou o espaço exterior da escola num palco de promoção de hábitos de vida saudável, de valorização de valores e regras de sã convivência, e da participação cívica dos alunos.

A preparação da prova foi bem conseguida, com um percurso bem marcado e bem sinalizado, realçando e protegendo os pontos mais críticos. Este ano e para que o percurso fosse mais facilmente controlado pelo professor, foi realizado na parte superior do recinto escolar tornando-se um percurso seguro e apelativo.

Os alunos da turma que não estavam em prova foram distribuídos pelo percurso com o objetivo de poderem colaborar na organização e ajuizamento da mesma, num ambiente de apoio aos seus colegas. De realçar a importância e o sucesso deste evento, comprovado pela satisfação demonstrada pelos participantes, tendo sido realizada a prova mais que uma vez.

O sucesso da atividade e a forma extraordinária como os alunos se envolveram nela, leva o grupo a ponderar a possibilidade de no próximo ano, realizar um corta-mato interno nas turmas, levando ao apuramento dos melhores para o Corta-Mato Escolar.

Desporto

Numa iniciativa do grupo de Educação Física da escola Básica António Feijó, são disponi9bilizadas aos alunos di9versas vias para a prática desportiva, no momento em que se aproxima o final do ano letivo. Assim, os alunos podem procurar a sua modalidade preferida no menu diosponibilizado: "Skills" de futebol, olímpíadas do Atletismo, canoagem e caminhadas.

O desporto é saúde e é fundamental incrementar a prática desportiva em tempo de desconfinamento.

Desporto

A atleta do Clube Náutico de Ponte de Lima e ex-aluna do Agrupamento de Escolas António Feijó, esteve presente na passada sexta-feira, dia 14 de fevereiro num encontro com alunos da Escola Básica António Feijó, com o objetivo de os incentivar a praticar desporto e a conciliarem eficazmente a atividade desportiva com as suas tarefas escolares. Nesta sessão, estiveram também presentes o treinador da atleta limiana, Joaquim Cruz, o Eng. Paulo Pereira, docente universitário e mentor do prémio de Mérito Escolar e Desportivo, que premeia os atletas do Clube Náutico de Ponte de Lima que obtenham melhores resultados desportivos e escolares, além do diretor do Agrupamento, professor José António Silva.

Esta ação insere-se na estratégia do agrupamento e do Clube Náutico, consolidada através de protocolo entre as duas entidades, através da qual se pretende incentivar a prática desportiva e, através desta, incentivar a dedicação, empenho e procura de melhores resultados na atividade académica por parte dos seus alunos.

Rita fernandes é campeã nacional de maratona em título, tendo já obtido uma medalha de bronze no Campeonato da Europa de Maratona, que decorreu em 2017, precisamente em Ponte de Lima. Estuda Engenharia Mecânica na Universidade do Minho.