terça-feira, fevereiro 25, 2020
Siga-nos

Desporto

Desporto

A atleta do Clube Náutico de Ponte de Lima e ex-aluna do Agrupamento de Escolas António Feijó, esteve presente na passada sexta-feira, dia 14 de fevereiro num encontro com alunos da Escola Básica António Feijó, com o objetivo de os incentivar a praticar desporto e a conciliarem eficazmente a atividade desportiva com as suas tarefas escolares. Nesta sessão, estiveram também presentes o treinador da atleta limiana, Joaquim Cruz, o Eng. Paulo Pereira, docente universitário e mentor do prémio de Mérito Escolar e Desportivo, que premeia os atletas do Clube Náutico de Ponte de Lima que obtenham melhores resultados desportivos e escolares, além do diretor do Agrupamento, professor José António Silva.

Esta ação insere-se na estratégia do agrupamento e do Clube Náutico, consolidada através de protocolo entre as duas entidades, através da qual se pretende incentivar a prática desportiva e, através desta, incentivar a dedicação, empenho e procura de melhores resultados na atividade académica por parte dos seus alunos.

Rita fernandes é campeã nacional de maratona em título, tendo já obtido uma medalha de bronze no Campeonato da Europa de Maratona, que decorreu em 2017, precisamente em Ponte de Lima. Estuda Engenharia Mecânica na Universidade do Minho.

Desporto

Conscientes que muito há ainda a fazer, o Agrupamento de Escolas António Feijó tem assumido uma postura de grande responsabilidade e ação na dinamização da Expressão Físico-motora no 1,º Ciclo do Ensino Básico, procurando fazer face às necessidades atuais e ao desenvolvimento motor dos alunos, iniciando precocemente as atividades e diversificando a sua oferta, numa perspetiva de experimentação e desenvolvimento de capacidades.
Desde há alguns anos a esta parte que, no seio do agrupamento tem sido produzida, nos respetivos órgãos, reflexão sobre as áreas de expressão em geral, e a Expressão Físico Motora em particular.
Na sequência dessa reflexão, há três anos atrás, o agrupamento implementou a coadjuvação na disciplina de Expressão Físico Motora, disponibilizando horas de crédito para que um professor de Educação Física coadjuve os professores do 1.º Ciclo, com especial incidência nos 1.º e 2.º anos de escolaridade. O objetivo é que o docente de Educação Física apoie na planificação, organização e execução das aulas.
Este projeto e a prática que lhe está associada foi recentemente apontado como Boa Prática, com várias intervenções elogiosas, pela Associação de Profissionais de Educação Física do Alto Minho no seminário que organizou em Valença, nos dias 6 e 7 de dezembro.
Este projeto tem merecido grande envolvimento e entusiasmo por parte dos professores titulares de turma do 1.º Ciclo, estando a ser ponderado o seu alargamento e reforço, situação sempre sujeita à disponibilidade de crédito horário.
Por outro lado, foi sempre preocupação do agrupamento promover uma efetiva articulação entre o trabalho realizado pelos professores titulares de turma, cujo trabalho incide na vertente curricular, com os professores de Atividade Física e Desportiva, com incidência nas AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular. Foi por ação do agrupamento, em estreita articulação com as instituições da comunidade, que foi possível proporcionar aos alunos do agrupamento a iniciação a atividades desportivas tão díspares como a canoagem e natação (Município e Clube Náutico de Ponte de Lima), voleibol (Escola Desportiva Limiana), patinagem (Associação Desportiva "Os Limianos") e basquetebol (Basket Clube Limiense), enquadradas nas AEC e com grande envolvimento, aceitação e entusiasmo dos alunos, professores, pais e encarregados de educação.
Também no campo do Desporto Escolar têm sido dados passos importantes no envolvimento de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, caso do já abordado projeto "Atividades Náuticas em Contexto Educativo", que introduz os alunos na iniciação à canoagem, o voleibol e o atletismo pois em todas as escolas do agrupamento é organizado um corta-mato, que serve de apuramento para o corta-mato escolar, onde participam delegações de todos os estabelecimentos do agrupamento, dando-lhe um cariz global e inclusivo.

Desporto

IMG 20200110 113002Na sequência do Corta-Mato escolar, que decorreu no dia 1o de janeiro, foram apurados os seguintes resultados:

4.º ano feminino: 1-Luciana Pais (EB Rebordões Souto); 2- Maria Clara Palhares (EB Trovela) ;3- Ana Carolina Silva (EB Feitosa); 4- Carolina Fernandes (EB Ribeira); 5- Matilde Dantas (EB Feitosa); 6 - Nádia Gonçalves (EB Ponte de Lima).

4.º ano masculino: 1- Nuno Rodrigues (EB Ponte de Lima); 2 Francisco Pinto (EB Ribeira); 3- Bernardo Vieira (EB Ponte de Lima); 4- Ricardo Gonçalves (EB Trovela); 5- Ricardo Pereira (EB Trovela); 6 - Rodrigo Sousa(EB Ponte de Lima).

Infantis A feminino: 1- Maria Oliveira (5ºA); 2- Raquel Coutinho (5ºD); 3- Júlia Barros (5ºD); 4- Mariana Esteves (5ºC); 5- Joana Silva (5ºC); 6- Juliana Pinto (5ºA).

Infantis A masculino: 1- José Matos (5ºC); 2- Ângelo Costa(5ºA); 3- Tiago Fernandes (5ºE); 4- Diego Barroca (5ºF); 5- Leonardo Costa (5ºE); 6- Luís Matos (5ºC).

Iniciados B feminino: 1- Matilde Cerqueira (7ºC); 2- Inês Cerqueira (7ºC); 3 Jacinta Ventura (6ºC); 4- Inês Alves (7ºE); 5- Leonor Lima (7ºE); 6- Catarina Sendão (6ºE).

Infantis B masculino: 1- Gabriel Arantes (7ºB); 2- Guilherme Alves (7ºB); 3- Hugo pereira (7ºA); 4- João Gomes (7ºD); 5- Gonçalo Cachada (7ºE); 6- Francisco Pimentel (7ºA).

Iniciados femininos: 1- Maria Rodrigues (8ºD); 2- Dânia Vieira (8ºA); 3- Matilde Correia (7ºC); 4- Renata Matos (8ºH); 5- Luana Lopes (8ºA); 6- Francisca Amorim (8ºH).

Iniciados masculinos: 1- Rodrigo Matos (8ºE); 2- Luís Magalhães (9ºB); 3 João Lima (9ºC); 4- César Ribeiro (9ºB); 5 Tiago Soares (9ºC); 6- Nuno Amorim (8ºB).

Juvenis masculinos: 1- Tomás Araújo (9ºC).

Desporto Adaptado: 1- Maria Afonso (5ºB).

Desporto

IMG 20200121 WA0047Um conjunto de bons resultados dos alunos da Escola Básica António Feijó marcaram o Corta-mato distrital, que se realizou no dia 21 de janeiro de 2020 na Mata do Camarido, em Caminha. Deslocaram-se a Caminha um total de 38 alunos.
Do conjunto de resultados, destacam-se os atletas que subiram ao pódio:
Maria Inês Afonso do 5ºB, 1ª classificada em Infantis A Feminino no desporto adaptado;
Matilde Cerqueira do 7ºC, 3ª classificada em Infantis B Feminino;
Em termos coletivos, destaque para o 3.º lugar das formações de Infantis A Feminino (Maria Rita Oliveira do 5ºA; Raquel Coutinho do 5ºD; Júlia Barros do 5ºD; Joana Dantas do 5º C e Juliana Pinto do 5ºA), Iniciadas Femininas (Maria Duarte Rodrigues do 8ºD; Dânia Vieira do 8ºA; Matilde Correia do 7ºC; Renata Amorim do 8ºH; Luana Lopes do 8ºA e Francisca Amorim do 8ºH), Iniciados Masculinos (Rodrigo Matos do 8ºE; Luís Pedro Magalhães do 9ºB; João Lima do 9ºC; César Ribeiro do 9ºB; Tiago Soares do 9ºC e Nuno Pedro Amorim do 8ºB).
Ficou apurada para o Nacional de Corta-Mato a realizar em 14 e 15 de fevereiro na Figueira da Foz, a aluna Matilde Medeiros Cerqueira.
Parabéns a todos os participantes!

Desporto

IMG 20200110 111835Decorreu na passada sexta-feira, na Escola Básica António Feijó, o Corta-Mato Escolar que movimentou mais de 600 alunos oriundos de todas os estabelecimentos de ensino do agrupamento. As duas primeiras corridas foram destinadas aos alunos (masculino e feminino) do 4.º ano de escolaridade. Pelo segundo ano consecutivo, além da participação no corta mato escolar, foram organizadas provas nos seis establecimentos de ensino do agrupamento, onde participaram alunos da educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma iniciativa que pretende promover a atividade física e desportiva e o atletismo.

Correram depois os demais escalões, com muito público a assistir e um grande entusiasmo por parte dos participantes. Esta prova permitiu selecionar os atletas que vão representar a Escola Básica António Feijó no corta-mato distrital, que terá lugar no dia 21 de janeiro.

Na entrega de prémios estiveram presentes representantes da escola, a presidente da Associação de Pais e o Vereador da Educação do Município de Ponte de Lima.

Entrar ou Registar-se