domingo, julho 25, 2021
Siga-nos

Desporto

Desporto

Numa parceria entre o Agrupamento de Escolas António Feijó e o Clube Náutico de Ponte de Lima, os alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos de escolaridade tiveram oportunidade de experimentar a canoagem e contactar com o Rio Lima, durante as aulas de Educação Física.

Esta atividade insere-se no conjunto de desportos individuais ao ar livre, considerados seguros pela Direção geral de Saúde, constituindo uma excelente oportunidade de esocnfinamento e contacto com a natureza para os alunos mais jovens do agrupamento.

Esta atividade foi retomada depois de um interregno de um ano, devido às restrições motivadas pela Pandemia COVID-19.

O Agrupamento de escolas António Feijó agradece ao Clube Náutico de Ponte de Lima o apoio técnico e material a esta atividade.

Desporto

Numa iniciativa do grupo de Educação Física da escola Básica António Feijó, são disponi9bilizadas aos alunos di9versas vias para a prática desportiva, no momento em que se aproxima o final do ano letivo. Assim, os alunos podem procurar a sua modalidade preferida no menu diosponibilizado: "Skills" de futebol, olímpíadas do Atletismo, canoagem e caminhadas.

O desporto é saúde e é fundamental incrementar a prática desportiva em tempo de desconfinamento.

Desporto

A atleta do Clube Náutico de Ponte de Lima e ex-aluna do Agrupamento de Escolas António Feijó, esteve presente na passada sexta-feira, dia 14 de fevereiro num encontro com alunos da Escola Básica António Feijó, com o objetivo de os incentivar a praticar desporto e a conciliarem eficazmente a atividade desportiva com as suas tarefas escolares. Nesta sessão, estiveram também presentes o treinador da atleta limiana, Joaquim Cruz, o Eng. Paulo Pereira, docente universitário e mentor do prémio de Mérito Escolar e Desportivo, que premeia os atletas do Clube Náutico de Ponte de Lima que obtenham melhores resultados desportivos e escolares, além do diretor do Agrupamento, professor José António Silva.

Esta ação insere-se na estratégia do agrupamento e do Clube Náutico, consolidada através de protocolo entre as duas entidades, através da qual se pretende incentivar a prática desportiva e, através desta, incentivar a dedicação, empenho e procura de melhores resultados na atividade académica por parte dos seus alunos.

Rita fernandes é campeã nacional de maratona em título, tendo já obtido uma medalha de bronze no Campeonato da Europa de Maratona, que decorreu em 2017, precisamente em Ponte de Lima. Estuda Engenharia Mecânica na Universidade do Minho.

Desporto

O tradicional corta-mato escolar realizou-se entre os dias 11 e 19 de novembro, com organização e modelo diferentes dos anos anteriores, devido à Pandemia, após ter sido adiado em duas ocasiões devido às más condições climatéricas. No corrente ano, todos os alunos do 5º ao 9º ano participaram no Corta-mato Escolar: 363 do 2º ciclo e 420 do 3º ciclo.

Esta prova de atletismo obedeceu, dentro do possível, às regras e ao regulamento do Corta-Mato do Desporto Escolar, correndo os alunos por escalão e género, dentro de cada turma. Este modelo de organização deveu-se ao plano de contingência da disciplina perante a pandemia do Covid-19.

O percurso ficou montado entre 11 e 19 de novembro para que todas as turmas realizassem a atividade. Foi feito o registo dos tempos da prova, para ser possível organizar uma tabela de resultados.

Esta iniciativa transformou o espaço exterior da escola num palco de promoção de hábitos de vida saudável, de valorização de valores e regras de sã convivência, e da participação cívica dos alunos.

A preparação da prova foi bem conseguida, com um percurso bem marcado e bem sinalizado, realçando e protegendo os pontos mais críticos. Este ano e para que o percurso fosse mais facilmente controlado pelo professor, foi realizado na parte superior do recinto escolar tornando-se um percurso seguro e apelativo.

Os alunos da turma que não estavam em prova foram distribuídos pelo percurso com o objetivo de poderem colaborar na organização e ajuizamento da mesma, num ambiente de apoio aos seus colegas. De realçar a importância e o sucesso deste evento, comprovado pela satisfação demonstrada pelos participantes, tendo sido realizada a prova mais que uma vez.

O sucesso da atividade e a forma extraordinária como os alunos se envolveram nela, leva o grupo a ponderar a possibilidade de no próximo ano, realizar um corta-mato interno nas turmas, levando ao apuramento dos melhores para o Corta-Mato Escolar.

Desporto

Conscientes que muito há ainda a fazer, o Agrupamento de Escolas António Feijó tem assumido uma postura de grande responsabilidade e ação na dinamização da Expressão Físico-motora no 1,º Ciclo do Ensino Básico, procurando fazer face às necessidades atuais e ao desenvolvimento motor dos alunos, iniciando precocemente as atividades e diversificando a sua oferta, numa perspetiva de experimentação e desenvolvimento de capacidades.
Desde há alguns anos a esta parte que, no seio do agrupamento tem sido produzida, nos respetivos órgãos, reflexão sobre as áreas de expressão em geral, e a Expressão Físico Motora em particular.
Na sequência dessa reflexão, há três anos atrás, o agrupamento implementou a coadjuvação na disciplina de Expressão Físico Motora, disponibilizando horas de crédito para que um professor de Educação Física coadjuve os professores do 1.º Ciclo, com especial incidência nos 1.º e 2.º anos de escolaridade. O objetivo é que o docente de Educação Física apoie na planificação, organização e execução das aulas.
Este projeto e a prática que lhe está associada foi recentemente apontado como Boa Prática, com várias intervenções elogiosas, pela Associação de Profissionais de Educação Física do Alto Minho no seminário que organizou em Valença, nos dias 6 e 7 de dezembro.
Este projeto tem merecido grande envolvimento e entusiasmo por parte dos professores titulares de turma do 1.º Ciclo, estando a ser ponderado o seu alargamento e reforço, situação sempre sujeita à disponibilidade de crédito horário.
Por outro lado, foi sempre preocupação do agrupamento promover uma efetiva articulação entre o trabalho realizado pelos professores titulares de turma, cujo trabalho incide na vertente curricular, com os professores de Atividade Física e Desportiva, com incidência nas AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular. Foi por ação do agrupamento, em estreita articulação com as instituições da comunidade, que foi possível proporcionar aos alunos do agrupamento a iniciação a atividades desportivas tão díspares como a canoagem e natação (Município e Clube Náutico de Ponte de Lima), voleibol (Escola Desportiva Limiana), patinagem (Associação Desportiva "Os Limianos") e basquetebol (Basket Clube Limiense), enquadradas nas AEC e com grande envolvimento, aceitação e entusiasmo dos alunos, professores, pais e encarregados de educação.
Também no campo do Desporto Escolar têm sido dados passos importantes no envolvimento de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, caso do já abordado projeto "Atividades Náuticas em Contexto Educativo", que introduz os alunos na iniciação à canoagem, o voleibol e o atletismo pois em todas as escolas do agrupamento é organizado um corta-mato, que serve de apuramento para o corta-mato escolar, onde participam delegações de todos os estabelecimentos do agrupamento, dando-lhe um cariz global e inclusivo.

Entrar ou Registar-se