quarta-feira, setembro 22, 2021
Follow Us
Expressão Físico Motora no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Conscientes que muito há ainda a fazer, o Agrupamento de Escolas António Feijó tem assumido uma postura de grande responsabilidade e ação na dinamização da Expressão Físico-motora no 1,º Ciclo do Ensino Básico, procurando fazer face às necessidades atuais e ao desenvolvimento motor dos alunos, iniciando precocemente as atividades e diversificando a sua oferta, numa perspetiva de experimentação e desenvolvimento de capacidades.
Desde há alguns anos a esta parte que, no seio do agrupamento tem sido produzida, nos respetivos órgãos, reflexão sobre as áreas de expressão em geral, e a Expressão Físico Motora em particular.
Na sequência dessa reflexão, há três anos atrás, o agrupamento implementou a coadjuvação na disciplina de Expressão Físico Motora, disponibilizando horas de crédito para que um professor de Educação Física coadjuve os professores do 1.º Ciclo, com especial incidência nos 1.º e 2.º anos de escolaridade. O objetivo é que o docente de Educação Física apoie na planificação, organização e execução das aulas.
Este projeto e a prática que lhe está associada foi recentemente apontado como Boa Prática, com várias intervenções elogiosas, pela Associação de Profissionais de Educação Física do Alto Minho no seminário que organizou em Valença, nos dias 6 e 7 de dezembro.
Este projeto tem merecido grande envolvimento e entusiasmo por parte dos professores titulares de turma do 1.º Ciclo, estando a ser ponderado o seu alargamento e reforço, situação sempre sujeita à disponibilidade de crédito horário.
Por outro lado, foi sempre preocupação do agrupamento promover uma efetiva articulação entre o trabalho realizado pelos professores titulares de turma, cujo trabalho incide na vertente curricular, com os professores de Atividade Física e Desportiva, com incidência nas AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular. Foi por ação do agrupamento, em estreita articulação com as instituições da comunidade, que foi possível proporcionar aos alunos do agrupamento a iniciação a atividades desportivas tão díspares como a canoagem e natação (Município e Clube Náutico de Ponte de Lima), voleibol (Escola Desportiva Limiana), patinagem (Associação Desportiva "Os Limianos") e basquetebol (Basket Clube Limiense), enquadradas nas AEC e com grande envolvimento, aceitação e entusiasmo dos alunos, professores, pais e encarregados de educação.
Também no campo do Desporto Escolar têm sido dados passos importantes no envolvimento de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, caso do já abordado projeto "Atividades Náuticas em Contexto Educativo", que introduz os alunos na iniciação à canoagem, o voleibol e o atletismo pois em todas as escolas do agrupamento é organizado um corta-mato, que serve de apuramento para o corta-mato escolar, onde participam delegações de todos os estabelecimentos do agrupamento, dando-lhe um cariz global e inclusivo.

Entrar ou Registar-se